Petrópolis terá unidades centralizadas para pacientes com suspeita de coronavírus
A secretaria de Saúde de Petrópolis elaborou um plano de contingência com ações de prevenção e atendimento de possíveis casos de coronavírus que ocorram no município. Já nas próximas semanas, entrarão em funcionamento unidades centralizadas de atendimento para os pacientes com suspeita de infecção pela doença.
Esses pontos de apoio terão 40 metros quadrados de área e serão montados no estacionamento do Centro de Especialidades Maria Célia Machado, que fica ao lado da UPA Centro. O funcionamento será 24 horas, com equipe especializada, composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um socorrista com ambulância.
Leia também: Petrópolis suspende grandes eventos públicos para evitar disseminação do coronavírus
Leia também: Coronavírus: Câmara adia solenidade pelo 177° aniversário de Petrópolis
De acordo com a secretária de Saúde Fabíola Heck, o plano conta, também, com todo o esquema que será aplicado para monitoramento dos casos suspeitos que poderão ser cuidados em casa, da internação e isolamento de pacientes em casos mais graves, atuação das unidades e equipes de saúde em caso de surto do coronavírus, entre outros procedimentos que poderão ser colocados em prática de acordo com as necessidades apresentadas.
“O plano faz uma escala de situação que pode surgir apresentando resposta a cada uma delas”, ressaltou a secretária. O telefone 192 do SAMU poderá ser acessado para dúvidas de pacientes com suspeita da doença”, completa.
Leia também: Petrópolis tem quatro casos suspeitos de coronavírus: outros quatro já foram descartados
Leia também: Coronavírus: o que pode e o que não pode durante um isolamento domiciliar