• Características da igreja cristã

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/07/2016 12:00

    Em Atos dos Apóstolos 2.42-47, está descrita a vida da Comunidade cristã de Jerusalém. O principal versículo que fala do dia-a-dia deles é o 42: “e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. 

    Neste versículo, estão quatro das características que uma Comunidade cristã deve ter:

    1. Perseverar na doutrina dos apóstolos. O que os apóstolos ensinavam? Ora, que o ser humano recebe o perdão dos pecados pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia. 

    2. Viviam em comunhão. Viviam em união e amizade, como pessoas que tem a mesma fé, o mesmo Batismo e o mesmo Senhor (“da multidão dos que creram, era um o coração e a alma”, diz Atos 4.32)

    3. Partiam o pão. Isso significa, celebravam juntos a Santa Ceia instituída por Jesus. Mas faziam mais: ajudavam-se nas necessidades, dando a ajuda necessária para o necessitado que havia entre eles.

    4. Perseveravam nas orações. Esta expressão quer dizer que se reuniam para celebrar a fé. Com hinos, leitura da Sagrada Escritura, orações. Nestas celebrações e na oração, expressavam a sua gratidão pela salvação e a vida. Falavam com Deus de maneira franca, sem receios e com a certeza de que Deus os ouviria. 

    Estas quatro características ensinadas pela Sagrada Escritura através do exemplo de vida da primeira Comunidade cristã em Jerusalém deveriam ser exemplo e inspiração para as Comunidades cristãs de hoje. Vivemos em um mundo onde se precisa do Evangelho, da comunhão, do partir do pão, do celebrar a fé em Comunidade.

    Busquemos ser esta Comunidade que nos descreve Atos dos Apóstolos. Assim, estaremos vivendo o que Deus propõe para a nossa vida.

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. Avenida Ipiranga, 346. Cultos todos os domingos às 09:30h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas