• Ações educativas no mês de aniversário do Museu Casa do Colono

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/03/2020 14:08

    No mês de aniversário do Museu Casa do Colono – inaugurado em 16 de março de 1976 como parte das comemorações pelo aniversário de Petrópolis -, e para celebrar a data, o Museu dará continuidade à todo vapor ao Programa Educativo “Divirtam-se conhecendo o Museu Casa do Colono”. A iniciativa, promovida pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), conta com a parceria da Secretaria de Educação, com o incentivo à visitação das crianças da rede municipal de ensino, e o apoio da historiadora e animadora cultural Vânia Nicolau, com o seu projeto “Minha Cidade tem História para Contar”.

    Com o lema é brincando que se aprende, o museu tenta trazer o mundo mágico da imaginação através da contação de histórias para falar do passado, refletir sobre o presente e discutir, de forma lúdica e educativa, projeções para um futuro melhor.

    “Segundo pesquisas no campo museal a aproximação entre museus e escolas pode despertar o interesse de crianças e jovens pela história, artes, ciências e o conhecimento de um modo geral. Além do mais, para a maioria desses jovens o passeio escolar proporciona o primeiro contato desse público com museus e instituições culturais, despertando o hábito de visitar e se interessar por museus e centros culturais, sensibilizando também para a importância do patrimônio cultural local, reconhecimento da identidade cultural e orgulho de sua própria origem. Afinal é preciso conhecer para cuidar”, explica a museóloga Ana Carolina Vieira.

    Na semana do aniversário será trabalhado também o Projeto Sementes da História. A ideia é de que esses jovens sejam os multiplicadores dessa história e também atuem na construção de uma comunidade saudável. Ao final da visita, sementes e mudinhas de plantas serão distribuídas aos alunos. A ação visa promover a integração das crianças e sua inserção na comunidade, na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, semeando o respeito ao patrimônio público como bem de todos e noções de cidadania vigentes na sociedade. “A partir daí o território onde eles moram é valorizado, memórias culturais são reavivadas, valores são reafirmados, pontes são construídas, e transformações acontecem”, completa a museóloga.

    “O Museu Casa do Colono é um patrimônio importantíssimo para o município. É a nossa memória, a memória da colonização da nossa cidade. É fundamental que ele esteja sempre em movimento, sempre com atividades, principalmente para as crianças, que são multiplicadoras de conhecimento”, destaca o diretor-presidente do IMCE, Renato Freixiela.

    O Museu também convida o público à participar da campanha “Você faz parte dessa História”, que busca incentivar a doação de acervos relacionados à memória da imigração germânica em Petrópolis, já tendo recebido importantes objetos desde então, e que confiram também a nova identidade visual da exposição de longa duração. Com novos painéis expositivos, suportes museográficos e legendas bilíngues, que contam um pouco da história da imigração germânica em Petrópolis e sua importância para a construção e o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade. O projeto de Revitalização da Exposição do Museu Casa do Colono foi idealizado pela Partes Design e executado pela designer Miriam Barrutia, sendo um dos aprovados na Seleção de Projetos Artísticos Culturais do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura.

    O museu tem entrada gratuita. A visitação é de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h. Para programar uma visita e saber mais informações sobre os projetos, basta entrar em contato pelo email: casadocolonomuseu@gmail.comou pelo telefone: (24) 2247-3715.

    Últimas