Estacionamento irregular causa polêmica na Rua José Bonifácio
Moradores da Rua José Bonifácio estão colocando alguns obstáculos, como vasos cimentados, barras de ferros e muretas em frente aos portões de suas casas, na tentativa de coibir o estacionamento irregular. Isso tem causado preocupação a outros moradores, que veem como um risco a motoristas que trafegam pela via. As atividades ocorrem por conta própria, sem autorização da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) ou da associação do bairro.
Os autores das atividades alegam que os motoristas não têm respeitado as entradas das garagens e essa foi a forma que encontraram para tentar impedir o estacionamento: “A rua fica cheia de carros e não consigo entrar”, disse o empresário Leopoldo Fernandes da Cunha, de 45 anos. “Por vezes pararam o carro em frente ao portão da casa e tínhamos que ficar buzinando e esperando virem tirar o veículo”, informou Sueli Vieira Santos, que trabalha em uma das casas.
Porém, outros moradores têm ficado preocupados com o risco de acidentes que os obstáculos na rua podem causar: “Se você estiver dirigindo à noite, pode facilmente bater em uma dessas pedras ou ferros. Isso já aconteceu comigo em outro lugar. A rua é pública, não é de ninguém, por isso sou contra colocarem isso. Qualquer dia vai acontecer um acidente”, disse um morador que não quis se identificar.
Isabel Rodrigues, presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Quarteirão Francês, informou que até hoje ninguém fez nenhuma reclamação na associação quanto aos obstáculos colocados em frente aos portões. “As reclamações são frequentes, sim, mas quanto ao estacionamento irregular dos carros na rua. A situação está ficando complicada porque as pessoas não respeitam. Já reclamamos com a CPTrans, que colocou placas na rua. Mas, quanto às barras de ferro e vasos colocados em frente aos portões, a associação não tem o direito de coibir”, disse. Ela informou ainda que quando assumiu a presidência, os vasos de plantas colocados ao longo das curvas já estavam lá e não sabe dizer quem foi que colocou.
A Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria de Fazenda informa que encaminhará um fiscal de Posturas ao local para apurar a denúncia.