• Secretaria de Saúde convoca usuários do SUS para cadastramento nos postos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/02/2020 10:33

    A Secretaria de Saúde está promovendo mutirões para intensificar o cadastramento dos usuários do SUS nos postos de saúde e demais unidades de atenção básica da rede. Quem ainda não está cadastrado deve se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência, ou procurar um agente comunitário de saúde até abril.

    O cadastramento dos usuários do SUS e o recadastramento dos usuários já vinculados às unidades de saúde é uma determinação do Ministério da Saúde. O objetivo é ampliar as informações sobre a população, com a finalidade de promover o planejamento de ações de saúde do SUS.

    Para atingir a meta, de aproximadamente 60 mil novos cadastros, a Secretaria de Saúde vem promovendo mutirões nas áreas de abrangência dos postos de saúde da família.

    Os agentes comunitários dos Postos de Saúde da Família (PSF) e funcionários do Centro de Saúde Coletiva e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) participaram de um treinamento para a inclusão dos novos usuários na base de dados do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB), do Ministério da Saúde. Os agentes de saúde estão visitando famílias que moram nas as áreas de atuação das unidades de saúde para identificar quais ainda não têm o cadastro no SUS. Os agentes fazem as visitas devidamente identificados.

    Segundo a secretária de Saúde, Fabíola Heck, quem não recebeu a visita do agente de saúde, pode se dirigir à unidade de saúde próxima ao seu domicílio levando documento de identidade, CPF e comprovante de residência, que pode ser conta de luz, água, telefone, boleto de cartão de crédito, entre outras. Beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, devem apresentar o número do NIS individual.

    No Centro de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde, o cadastramento vem sendo feito na hora em que o usuário é atendido.

    Além utilizar as informações captadas com o cadastramento para o planejamento de ações de saúde, o financiamento dos serviços e programas de saúde será feito pelo Governo Federal com base nos dados do SISAB. 

    Últimas