Uma renovação verdadeira
Quando nos aproximamos do processo eleitoral nos deparamos com um problema sério da nossa sociedade: As poucas informações sobre as deliberações e a política. Quando vemos, principalmente nas redes sociais, a ideia sobre um cargo de vereança, em muitos casos, gera dúvidas e há o desconhecimento das funções de cada poder. Por esta razão, decidi usar esse espaço para trazer mais clareza ao tema.
O primeiro aspecto que gostaria de considerar é o papel do vereador. O parlamentar local tem uma relevância significativa no processo democrático: É aquele que está mais próximo das demandas da população. O Legislativo é quem fiscaliza, propõe projetos de lei e indicações ao Executivo. Este, que, no município, é representado pela Prefeitura. Apenas o Executivo Municipal tem o poder para efetuar as obras e gerar despesas, além de deliberar em relação aos servidores. Desta forma, os poderes agindo de forma independente e autônoma, podem atuar em prol da população.
Obviamente, há aqueles que, infelizmente, não seguem os valores morais e éticos e que acabam caindo em práticas anéticas. Como é o caso dos atos considerados como tráfico de influência, por exemplo. Onde o parlamentar usa a sua posição de “poder” para fazer obras, mutirões e fazer doações. Esse não é o papel do parlamentar, muito pelo contrário. O vereador que segue um caminho límpido, seguindo as regras do jogo, faz o seu trabalho de forma coerente! Ele estará fiscalizando e criando projetos de leis a partir das demandas das pessoas.
O papel do vereador é, muitas vezes, confundido com o do poder Executivo. Acredito que, explicitando as informações sobre o tema, e fazendo uma campanha limpa, só temos o que crescer. No processo eleitoral, divulgar quais serão as ações com clareza, sem a demagogia de criar propostas que só podem ser feitas pelo Executivo ou pelo Judiciário, podemos trazer a clareza para àqueles que ainda confundem esta questão.
Enfim, como estamos tratando da lógica da política em esfera municipal, também precisamos contar com uma renovação na prática. Precisamos de ações que busquem diminuir gastos e gerar um poder legislativo que realmente trabalhe de forma eficiente. É certo que este norte também deveria ser considerado na Prefeitura, onde a gestão tem que compreender os anseios da população em todos os anos, não apenas no ano eleitoral.
Isso pode mudar, completamente, o quadro em que vivemos, de uma cidade abandonada e deixada de lado, onde há falta manutenção básica e limpeza, até mesmo, em unidades de saúde. Precisamos revitalizar o sentimento perdido de pertencimento a nossa cidade. Onde todos os munícipes sintam orgulho de fazer parte desse lugar com uma história inabalável e uma propensão para o progresso futuro.
Precisamos levar o espírito patriótico, que foi de grande importância no último pleito nacional, para a nossa cidade. Abrindo nossos olhos para a necessidade de cuidarmos bem do local em que vivemos. Pois bem, ao fim só gostaria de ressaltar que tudo isso só será possível com o entendimento da deliberação dos poderes, dos aspectos constitucionais e da vontade de renovação. Vamos em frente!.