• São Paulo será julgado no STJD por cantos homofóbicos contra o Corinthians no Brasileirão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/out 19:15
    Por Estadão

    O São Paulo será julgado na próxima sexta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), após denúncia de cantos homofóbicos entoados por sua torcida no clássico contra o Corinthians, válido pela 15ª rodada do Brasileirão. A partida foi disputada no dia 19 de julho, no MorumBis.

    Apesar da súmula da partida não ter registrado qualquer ocorrência, o Corinthians apresentou Notícia de Infração e denunciou os gritos homofóbicos proferidos pela torcida mandante.

    Segundo o STJD, torcedores do próprio São Paulo divulgaram vídeos na redes sociais que mostram cantos com conteúdo ofensivo e discriminatório.

    O fato gerou denúncia da Procuradoria ao São Paulo por infração ao artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça desportiva (CBJD), por prática de ato discriminatório, com previsão de multa de até R$ 100 mil, além de sanções esportivas como perda de mando de campo ou suspensão de torcedores identificados por até 720 dias.

    Ainda segundo o STJD, o São Paulo também foi denunciado por infringir o Regulamento Geral das Competições (RGC), com base no artigo 135, parágrafo 1º, que considera de extrema gravidade infrações discriminatórias.

    Vale ressaltar que, em 2023, o Corinthians foi punido pelo STJD e com um mando de campo com portões fechados após cantos homofóbicos por parte da torcida corintiana justamente contra o São Paulo. O caso será julgado pela Segunda Comissão Disciplinar do STJD, na próxima sexta-feira, a partir das 15h30.

    Últimas