
Equipamento de alta tecnologia vai aprimorar o monitoramento de chuvas e a emissão de alertas para a população
Petrópolis deu um passo importante para o fortalecimento da sua política de prevenção a desastres. Começou nesta semana, no Morin, a montagem do novo radar meteorológico Banda X, um equipamento de ponta, importado da Finlândia, que colocará a cidade em um novo patamar de monitoramento climático. A previsão é que o sistema esteja em pleno funcionamento para o próximo verão.
“A chegada do radar Banda X é um investimento estratégico em tecnologia que nos permitirá antecipar cenários de risco e, principalmente, proteger a vida da população. Estamos trabalhando de forma para que a Defesa Civil tenha as melhores ferramentas para emitir alertas com mais precisão e agilidade, reforçando toda a nossa cultura de prevenção”, destacou o prefeito Hingo Hammes, que acompanhou o início dos trabalhos.
Com maior resolução, velocidade e precisão, o radar Banda X é fundamental para aprimorar a tomada de decisões das equipes de emergência. A alta tecnologia permitirá a identificação antecipada e detalhada da chuva em um curto alcance. Com isso, o monitoramento meteorológico feito pela Defesa Civil ficará mais completo e assertivo.
“Após a montagem e instalação, teremos a capacitação dos nossos técnicos para operar e interpretar os dados transmitidos. Em seguida, iniciaremos a fase de testes. Nossa expectativa é que o radar já esteja em pleno funcionamento para nos auxiliar no monitoramento das chuvas deste verão”, comentou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Servidor da prefeitura viajou para Finlândia para curso sobre o radar meteorológico banda X
No fim de março, o eletrotécnico Marcelo Sies, servidor de carreira da Prefeitura de Petrópolis, viajou para a cidade de Helsinki, capital da Finlândia, na Europa, para um curso de manutenção do radar meteorológico banda X da empresa finlandesa Vaisala. O curso teve duração de uma semana.
Leia também sobre Petrópolis e região: