
Prefeitura realiza hoje licitação para empresa que irá captar patrocínios para o Natal Imperial
Está marcada para esta terça-feira (14), às 11h, a licitação da empresa especializada para realizar a captação de recursos para produzir o Natal Imperial, incluindo programação cultural, decoração e estrutura. A licitação terá o modelo de leilão: vence quem der o maior lance, com valor inicial de R$ 50 mil. A empresa que vencer a licitação terá o papel de bater nas portas de empresas públicas e privadas em busca de cotas de patrocínio para a festa, incluindo aí leis de Incentivos Fiscais, editais e chamamentos de governos e empresas, entre outras fontes. Quem vencer a licitação terá o direito de comercializar espaços publicitários e barracas de alimentação, e poderá destinar 10% do valor captado para remunerar seus serviços.
Eventos começam a “se pagar” com cotas de patrocínio e maior atenção
O contrato de uma empresa responsável por captar recursos é o primeiro passo para que o Natal Imperial possa se viabilizar a partir de receitas do setor privado, tirando parte do peso do investimento sobre as costas do município. Situação que está dando certo com a Bauernfest. Neste ano, a atual gestão se planejou e a Festa do Colono Alemão praticamente “se pagou”, com a Prefeitura ficando no “zero a zero” entre o que foi gasto e o que foi arrecadado, com receita da iniciativa privada – vale lembrar que a Bauern gerou receita para a cidade, incluindo o setor produtivo, de R$ 55 milhões. As licitações, feitas com alguma antecedência, já são parte da estratégia de fazer dos eventos um vetor ainda mais significativo para o turismo e, consequentemente, para a economia, com mais tempo para planejar e buscar novos parceiros.
Reforço para a saúde mental
Petrópolis terá uma nova residência terapêutica, vinculada ao CAPS Nise da Silveira. A instalação foi pactuada pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) da Saúde. O equipamento, que será instalado na Castelânea, é uma moradia assistida para pessoas com transtornos mentais graves que não possuem suporte social, em um modelo diferente do que eram os antigos manicômios, criticados por especialistas da área.
Reunindo a tropa
A gente estava até duvidando, mas o supersecretário Fred Procópio vai mesmo levantar a pipa da sua pré-candidatura a deputado estadual. Fred está começando, nesta semana, a montar seu grupo para a disputa por uma vaga na Alerj.
Agenda positiva
Aliás, a gestão Hingo Hammes começou a semana com o pé no acelerador. O prefeito acompanhou o início da montagem do radar banda X na torre do Morin (cujo acesso, vez ou outra, sempre precisa de um cuidado maior na manutenção, vale lembrar) e a construção da EMEI Maria da Glória, no Independência, uma das obras que estavam paradas e foram retomadas pela atual gestão. De pouco em pouco, o prefeito tenta criar uma agenda positiva – e, mais importante – de entregas concretas.
De olho
Numa dessa, com o governo tentando reagir, talvez a postura do povo que ocupa cargos comissionados nas redes sociais mude um pouco. Há uma queixa interna de que muita gente não “veste a camisa” do governo, deixando de engajar as publicações e defender a gestão. E como a internet é escrita à caneta, na rádio-peão já tem até guerra de prints rolando. É cada curtida…
Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo
Partisans que ficaram o domingo inteiro com a mão no celular vendo a agenda de Dia das Crianças, com nossos queridos e gloriosos políticos cheio de amor, carinho e abraço ficaram com uma certeza: a campanha eleitoral de 2026 já começou. A gente aposta até que a próxima vítima será a feira livre do Alto da Serra: daqui a pouco eles se lembram da existência do local de novo.
Acabou a paciência
O tempo passa e o povo de Corrêas continua por aqui com a Turp. Moradores da Estrada Mineira e do Bairro da Glória já planejam paralisar o transporte na região caso a empresa não retorne com o veículo extra que atende à comunidade e ao Hospital Alcides Carneiro. O cumprimento dos horários entre 6 e 8 horas da manhã também está irritando o pessoal.
Bem que a gente falou…
Falando em transporte, a gente não falou que era um dilema para a CPTrans tentar algo novo e o desgaste com o povo ao tentar iniciar o sistema de baldeação no Quarteirão Brasileiro e em Araras? Pois já está circulando um abaixo-assinado contra a ideia. O presidente da CPTrans, Luciano Moreira, é jeitoso e tem jogo de cintura, mas vai precisar de mais suco de maracujá na tentativa de mudar o sistema e, ao mesmo tempo, de um energético pra fazer o Plano de Contingência andar.

Contagem
Estamos há 2 anos, 5 meses e 7 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.