• Enem: aplicativo do MEC traz simulados e correção de redações

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/out 09:16
    Por Agência Brasil | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

    Simulados com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis em um aplicativo lançado pelo Ministério da Educação, nessa sexta-feira (10). A ferramenta “MEC Enem – o Simuladão do Enem” pode ser acessada nas lojas de aplicativos ou pelo endereço app.mecenem.mec.gov.br. 

    O aplicativo traz simulados de questões alternativas por campo do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço (vídeos e apostilas) e assistente virtual. Em outra funcionalidade, o aplicativo possibilita o envio de mensagens diretas aos usuários. 

    O público-alvo contempla estudantes de diferentes faixas etárias e pode ajudar egressos do ensino médio, estudantes dos cursinhos populares e beneficiários do programa Pé-de-Meia.  

    São funcionalidades ainda da tecnologia o assistente virtual com inteligência artificial para construir planos ou cronogramas de estudo personalizados, bem como tirar dúvidas do estudante, com base em conteúdos das matérias que caem no Enem.

    Redação

    O usuário pode testar conhecimentos na redação em uma seção específica. Um tema é sugerido baseado em provas antigas do exame. O aluno precisa escrever a redação de próprio punho e tirar uma foto do texto. 

    Em seguida, segundo o MEC informa, a plataforma transcreve automaticamente a redação, o que permite ao usuário editar o que achar necessário e enviar a redação para a plataforma. 

    Na sequência, a inteligência artificial do MEC Enem corrige a redação e devolve um gabarito com sugestões de melhoria e pontuação estimada em até 60 segundos.

    O aplicativo tem um cronômetro nas seções de questionário e redação, simulando a experiência do exame. As conquistas e as pontuações de cada estudante ficam dispostas em um perfil privado. Mas o usuário do aplicativo pode compartilhar a evolução nas redes sociais.

    Leia outras notícias no site da Tribuna de Petrópolis:

    Últimas