Roda de Mulheres estimula a troca de experiências vividas em desastres
O projeto Roda de Mulheres realizou nessa quinta-feira (6), no Cefet, o primeiro encontro das mulheres dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), moradoras de comunidades e também instituições para falar sobre o papel da mulher nas mudanças comportamentais em relação à gestão de risco de desastres. Uma roda de conversa entre mulheres e para mulheres, tanto para compartilhar aprendizados quanto para que elas possam ser facilitadoras dentro das suas comunidades.
O projeto é organizado pelo consultor da Ong Save the Children, Rodrigo Xavier D’Almeida, em parceria com o programa Segurança Máxima do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), com a Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec) e com o Cefet/RJ campus Petrópolis. Neste primeiro encontro participaram as mulheres do Nudec do Vale do Cuiabá. Elas passaram por um treinamento para serem facilitadoras e multiplicadoras do projeto dentro das rodas e das suas comunidades.
Segundo Rodrigo, o objetivo é fazer emergir sabedoria coletiva com base nas experiências de resiliência de mulheres que atuam nos núcleos e que viveram diferentes cenários de desastres.
“Ouvimos relatos de muitas mulheres que se sentem sem utilidade nas comunidades. Donas de casa que podem atuar junto em seu tempo livre. Isso contribui para o fortalecimento da mulher na comunidade, para que ela seja protagonista e veja o quanto é importante sua participação social”, disse a coordenadora do Nudec Vale do Cuiabá, Cristina Rosário de Oliveira.
Neste primeiro semestre, o projeto deve percorrer locais em áreas de risco nas cidades de Silva Jardim e Niterói, além da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro.