
A Prefeitura deu início, nessa sexta-feira (03), a uma ação de conscientização voltada aos cuidados na compra e consumo de bebidas alcoólicas. O objetivo é alertar a população e reforçar a importância da fiscalização para garantir a saúde e a segurança dos consumidores.
Na primeira etapa da operação, equipes do Procon, das secretarias de Fazenda e Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSSOP), da Guarda Civil, da Vigilância Sanitária e da Polícia Civil (PC) fiscalizaram um bar na região de Águas Lindas, em Nogueira, após denúncias recebidas pela Vigilância Sanitária.
“Estamos percorrendo diversos pontos da cidade para orientar e fiscalizar. O foco é a conscientização e pedimos, principalmente, a colaboração dos bares para que redobrem a atenção quanto à procedência das bebidas alcoólicas”, afirmou Denise Kronenberger, coordenadora da Vigilância Sanitária.
Em seguida, as equipes realizaram fiscalizações na Rua 13 de Maio, onde sete bares foram vistoriados e cinco notificados. Também foram descartados aproximadamente 10 litros de bebidas sem procedência. A ação teve foco na orientação direta à população e aos comerciantes, com dicas práticas para identificar possíveis irregularidades nas bebidas.
“Estamos enfrentando uma onda de preocupações em relação às bebidas alcoólicas, principalmente os destilados. Devido à falta de informação e à procedência duvidosa de alguns produtos, nossas equipes estarão atuando para orientar e fiscalizar pontos de venda, festas privadas onde haja contratação de Open Bar e ambulantes por toda a cidade. É fundamental que tanto o vendedor quanto o consumidor tenham essa consciência”, explicou o coordenador do Procon, Fafá Badia.
Até o momento, não há registros em Petrópolis de suspeita de intoxicação por metanol. As unidades de emergência do município seguem o protocolo recomendado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para atendimento de possíveis casos.
Orientações do Procon
- Comprar e consumir apenas em locais de confiança;
- Verificar rótulos tortos, borrados ou apagados;
- Procurar os selos do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA);
- Perguntar ao comerciante se possui nota fiscal do produto;
- No caso de destilados, verificar a presença do selo do IPI;
- Conferir sempre a integridade do lacre;
- Desconfiar de garrafas de vidro em mau estado;
Em caso de suspeita, procure o Procon ou a Vigilância Sanitária:
Procon: fiscalizacaoprocon@petropolis.rj.gov.br
Vigilância Sanitária: covisapetropolis@gmail.com
(24) 2246-9041 | (24) 2246-9209
Leia também sobre Petrópolis e região: