• Políticos cobram urgência da Bingen-Quitandinha e questionam pedágio na nova concessão da BR-040

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  • 03/out 08:23
    Por Wellington Daniel | Foto: Wellington Daniel/Tribuna de Petrópolis

    A assinatura do novo contrato de concessão da BR-040, realizada nessa quinta-feira (02), foi marcada por cobranças e expectativas em relação à ligação Bingen-Quitandinha e ao reajuste do pedágio, que deve subir para R$ 17 em novembro. Autoridades locais destacaram a importância de tirar do papel obras paradas desde julho de 2016 e reforçaram a necessidade de acompanhar de perto os primeiros passos da nova concessionária, a Elovias.

    O prefeito Hingo Hammes (PP) classificou a data como “um passo de muita esperança”, mas lembrou que a cidade viveu anos de frustração. Ele defendeu uma solução provisória para a Bingen-Quitandinha enquanto o túnel definitivo não sai do papel. “O que a gente propõe hoje é um paliativo até ficar a obra definitiva pronta, porque ela vai demorar mais alguns anos”. Sobre o pedágio, Hingo afirmou já ter discutido com o ministro Renan Filho a possibilidade de uma transição. “Naturalmente vai aumentando o pedágio conforme a obra evoluir, mas enquanto não está avançando como deveria, a gente manteria o valor de hoje”.

    Leia também: Novo contrato da BR-040 é assinado; pedágio será de R$ 17

    O deputado federal Hugo Leal (PSD) destacou que o atual valor de R$ 14,50 era “fora da realidade” e resultado de disputas judiciais. Ele ponderou que o desconto de 14% obtido no leilão ajuda a reduzir a tarifa, mas demonstrou cautela quanto à capacidade de investimento da concessionária. “Se eu perguntar meu sentimento hoje, é ceticismo. Eu sou cético ainda, machucado por mais de 20 anos de uma concessão que deixou muito a desejar”.

    Já o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes (PP), afirmou que vai “acompanhar, cobrar e fiscalizar”, e criticou o aumento da tarifa. “Não é possível penalizar ainda mais o cidadão que já sofreu com uma serra inacabada e congestionamentos históricos”.

    O secretário de Turismo de Petrópolis, Pablo Kling, ressaltou que a nova concessão representa esperança para revitalizar o acesso à cidade e impulsionar o setor turístico. “A Concer fez um mal muito grande para Petrópolis por muitos e muitos anos. Essa nova concessão traz esperança para um acesso digno, para concluir a Nova Subida da Serra e encurtar a distância com o nosso principal mercado emissor, que é a capital. Isso facilita também o turismo internacional, pela proximidade com o aeroporto do Galeão”. Sobre o impacto do pedágio, ele avaliou que não deve reduzir a procura. “Petrópolis tem a maior rede hoteleira do interior, com 6.600 leitos disponíveis e taxa de ocupação acima de 60%. O desafio é aumentar ainda mais a promoção e o ticket médio dos visitantes”, explicou.

    O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, reforçou que haverá desconto de até 60% no pedágio para usuários frequentes e que, em 30 dias, já haverá máquinas na pista para a realização de obras. “É uma nova era, uma nova concessão que realmente vai entregar e transformar essa importante rodovia”, disse.

    Representantes da Elovias também afirmaram estar preparados. O diretor da concessionária Adir Afonso Borges, que morou na região, destacou a complexidade do desafio. “É como consertar um avião em pleno voo. Mas nós vamos cumprir. Vocês podem me cobrar”.

    O ministro dos Transportes, Renan Filho, explicou que a nova tarifa do pedágio foi adotada para garantir as obras. Ele também se comprometeu a retornar após os períodos de 100 dias e um ano para avaliar os resultados. Mesmo com a Construcap – uma das entidades empresariais que formam a Elovias – tendo ligações com a Concer, o ministro voltou a garantir que é um novo contrato.

    O ministro também ressaltou que o desconto de usuário frequente deve reduzir a tarifa para moradores. “Todo mundo que mora na região vai pagar menos tarifa”, afirmou.

    Procurada sobre as críticas, a Concer informou que prossegue cooperando para a transição. Citou ainda os investimentos realizados ao longo dos anos em que esteve a frente da administração da rodovia (leia na íntegra ao final da matéria).

    Leia a nota da Concer na íntegra:

    “A Concer prossegue cooperando com a transição da concessão da BR-040, seguindo as diretrizes que foram estabelecidas pela companhia logo após o leilão de abril passado, voltadas ao atendimento dos usuários da rodovia e ao aproveitamento da experiência de seus funcionários pela futura gestão.

    O contrato da Concer foi prorrogado por decisões judiciais que reconheceram o desequilíbrio contratual sofrido pela companhia a partir de dezembro de 2014, em razão dos aportes financeiros não recebidos para o custeio das obras da Nova Subida da Serra (paralisada desde 2016 por força da inadimplência da União).

    Nesses 29 anos de gestão da rodovia, a Concer investiu cerca de R$ 7,5 bilhões na BR-040, equivalendo a 200% de investimentos além das obrigações do contrato original de concessão (firmado em 1995). Nesse período, executou obras de modernização que abrangeram a ampliação da BR-040 em Duque de Caxias e a duplicação do último trecho de pista simples em MG, totalizando 76 quilômetros de pistas e faixas adicionais. Também construiu 28 passarelas (18 além das previstas em contrato), 14 pontes e viadutos e fez obras de contenção em 228 encostas, a maioria concentrada na serra de Petrópolis. Os investimentos da concessionária mantiveram a BR-040 entre as melhores rodovias do país de 2007 a 2014, ano que marcou a inadimplência sofrida pela empresa.

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