• Carlos Vinícius Leite, médico mastologista, fala sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no ‘Tribuna Cast’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/out 08:47
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Bianca Vieira/Tribuna de Petrópolis

    O Tribuna Cast de quarta-feira (1º) abriu o mês de outubro com um tema de grande relevância: a conscientização sobre o câncer de mama. O convidado foi o médico mastologista Carlos Vinícius Leite, que trouxe informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

    O especialista destacou que a campanha Outubro Rosa é um momento de conscientização fundamental. “É quando conseguimos falar sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Detectar cedo aumenta em até 95% as chances de cura, além de evitar cirurgias mais radicais”, afirmou.

    O Ministério da Saúde publicou, no fim de setembro deste ano, as diretrizes para o rastreamento do câncer de mama, ampliando a faixa etária para mulheres de 40 a 74 anos, adequando o protocolo nacional ao que já era recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). A nova orientação estabelece que entre 40 e 49 anos, o exame deve ser feito sob demanda, em decisão compartilhada com o profissional de saúde, e entre 50 e 74 anos, a mamografia será realizada bienalmente. 

    Ao falar de prevenção, o médico destacou a importância do autoconhecimento em substituição ao antigo conceito de autoexame. “A mulher deve conhecer suas mamas e estar atenta a alterações fora do ciclo menstrual. Assim, pode procurar atendimento precoce e evitar tratamentos mais agressivos”, explicou.

    Entre os fatores de risco para a doença, ele citou idade, sexo, obesidade pós-menopausa, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e má alimentação. Também chamou atenção para hábitos saudáveis, como prática de atividades físicas e uma dieta equilibrada, que ajudam a prevenir não só o câncer de mama, mas também doenças cardiovasculares e diabetes.

    Além disso, o médico alertou sobre os perigos das fake news. “Infelizmente, circulam informações falsas, até absurdas, como negar a existência do câncer de mama. Por isso, é essencial buscar fontes confiáveis, como a Sociedade Brasileira de Mastologia e a campanha Todos Juntos Contra o Câncer de Mama”, orientou.

    Quem é Carlos Vinícius Leite

    Carlos Vinícius Leite é médico formado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP). Possui especialização em Mastologia, com título reconhecido pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

    Também é especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

    Atualmente, atua como professor da UNIFASE – Faculdade de Medicina de Petrópolis, na cadeira de Ginecologia e Obstetrícia, contribuindo para a formação de novos profissionais da saúde.

    O Tribuna Cast é veiculado toda quarta-feira, a partir das 9h30, na Rádio Tribuna FM. Ouça em 88.5, pelo site tribuna.fm.br ou pelo app da Rádio Tribuna FM.

    Leia outras notícias do Tribuna Cast:

    Últimas