• Termina amanhã o prazo para sacar o abono do PIS

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/06/2016 10:00

    O prazo para resgatar o abono salarial de R$ 880 do Programa de Integração Social – PIS – termina amanhã (30). Segundo o Ministério do Trabalho, pelo menos 1,6 milhão de trabalhadores de todo o país ainda não retiraram o dinheiro. 

    O abono é um direito garantido aos trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e que tenham recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos, exercendo atividade remunerada por, pelo menos, durante 30 dias no ano de 2014. Além disso, o funcionário precisa estar na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS – que a empresa contratante encaminha ao Ministério do Trabalho.

    Em Petrópolis não se sabe o número exato de quantas pessoas ainda não sacaram o dinheiro, mas nos últimos dias do prazo para o abono salarial, o movimento ainda é tranquilo nas casas lotéricas. “Até aumenta um pouco o movimento durante esse período, mas não tem nada de excepcional. Tem muita gente curiosa porque viu a matéria no jornal ou alguma coisa na imprensa e vem verificar se tem. E claro que aqueles que recebem a carta vem receber. O fluxo aumenta, mas a gente preserva e valoriza esse nosso atendimento de qualidade para que o cliente saia satisfeito”, contou Pedro Mattoso, gerente da agência Imperial da Caixa Econômica Federal (CEF).

    Existem diferentes formas de sacar o dinheiro. Aqueles que tiverem o Cartão Cidadão e uma senha cadastrada podem sacar nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em alguma loteria. Em caso de não ter o cartão, o cidadão pode receber o abono em qualquer agência mediante apresentação de um documento de identificação, como identidade ou habilitação. 

    Quem participa do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. 


    Entenda o que é PIS e Pasep

    O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são contribuições sociais feitas pelas empresas para financiar os benefícios do Seguro-Desemprego e do abono salarial. O PIS foi instituído através da Lei Complementar nº 7/1970 e é destinado aos trabalhadores de empresas privadas regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho. O PIS é administrado pelo Ministério da Fazenda e pago pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é destinado aos servidores públicos.

    Um balanço feito recentemente pelo Ministério do Trabalho mostra que foram pagos R$ 18,3 bilhões para mais de 22 milhões de trabalhadores, o que corresponde a uma cobertura de 93,7%. Os recursos não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

    Para saber sobre o direito ao saque do PIS/Pasep basta ligar para a Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho (número 158); para a Caixa (0800-7260207) e para o Banco do Brasil (0800-7290001).


    Últimas