• LNCC promove encontro em apoio à instalação de novo supercomputador do PBIA em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/set 08:31
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Arquivo

    O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) vai realizar, nesta terça-feira (30), às 10h, em sua sede, o encontro “LNCC: Conectando Ciência, Tecnologia e Sociedade na Região Serrana”.

    O evento reunirá instituições públicas, privadas, acadêmicas e representantes da sociedade civil em defesa da instalação do novo Supercomputador do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) no campus do LNCC.

    A programação inclui um ato simbólico em frente ao supercomputador Santos Dumont, com registro fotográfico e a assinatura do “Manifesto em Defesa da Instalação do Novo Supercomputador do PBIA em Petrópolis”.

    Desde 2015, o supercomputador Santos Dumont tem reforçado a importância da computação de alto desempenho no Brasil. A chegada do novo supercomputador do PBIA promete consolidar o protagonismo do país na área de inteligência artificial, ampliando oportunidades de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.

    Entenda o caso

    Em junho, o jornal Folha de São Paulo havia publicado material destacando a possível desistência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em instalar o supercomputador de inteligência artificial no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). A justificativa para a não instalação do equipamento na Cidade Imperial seria o alto custo da energia elétrica — estimado em R$ 7 milhões por mês.

    Em agosto, a Tribuna publicou novo material sobre o tema, destacando o interesse de cidades de São Paulo, como Campinas e São José dos Campos, que acompanham atentas os desdobramentos do caso, já que o interior paulista tem força no setor tecnológico.

    Outra cidade que também acompanha a situação é o Rio de Janeiro. Em resposta à Tribuna, na ocasião, a Prefeitura do Rio informou que ofereceu a cidade para ser instalado o novo supercomputador. A capital destacou vantagens logísticas e até a possibilidade de construir uma usina de energia solar. O prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que poderia disponibilizar um local adequado, integrado ao Polo de Inteligência Artificial, com data centers.

    Confira também sobre Petrópolis e região:

    Últimas