
Educação se volta para Ideb e apura se houve estímulo à “aprovação automática” na gestão passada
Desde o início do atual governo, equipes da Secretaria de Educação, em privado, estão levantando dados para tentar entender um suposto estímulo à “aprovação automática” informal que teria acontecido em 2024, ajudando a inflar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A “aprovação automática” consiste em não reprovar os alunos da rede municipal mesmo com o desempenho tenha sido abaixo do esperado. O tema é polêmico. A ideia de continuar progredindo nas séries sem ter passado por exames regulares causa espanto nos pais dos alunos. Há teóricos da educação, por outro lado, que defendem o modelo da “progressão continuada”, alegando que uma prova em si não representa o domínio total sobre a matéria, e que há outras formas mais modernas e adequadas de medir o desenvolvimento dos alunos. Vale lembrar, porém, que o índice de aprovação não é o único indicador, que também leva em conta a frequência dos alunos, a alfabetização na idade certa, entre outros.
Merenda escolar ainda na mira: foco da audiência pública
Hoje, a partir das 19h, acontece a audiência pública para debater o desempenho do segundo quadrimestre da Secretaria de Educação. Será a primeira prova de fogo da nova secretária, Poliana Ferrarez, a terceira titular da pasta em nove meses de governo. A merenda escolar, tema que tem gerado mais desgaste pela ocorrência de problemas com o fornecimento em algumas escolas da rede e a falta de orçamento para fechar o ano, deve continuar sendo o principal alvo de questionamentos por parte da oposição.
Fora do ar
Partisans ficaram assustados, mais uma vez, com a fragilidade dos sinais de energia elétrica e internet, principalmente a banda larga – ambos afetados por quedas de galhos e problemas na fiação. Foram apenas algumas horas de chuva e vento forte e a resposta foi demorada. Em bairros inteiros, ainda na manhã de ontem o sinal não havia sido reestabelecido.
Recordar é viver
Quem viveu sabe: a falta de conectividade atrapalhou muito a resposta às tragédias de 2022 nas primeiras semanas. Era praticamente impossível estar nas ruas e se comunicar com alguém pelo celular. Vale a lembrança para isso ser incluído como ponto de pauta importante do Plano de Contingência para o verão.
Natal garantido
A publicação da licitação para a empresa que irá captar recursos para o Natal Imperial mostra que o evento está garantido. A Prefeitura aposta na continuidade do evento justamente para girar a roda do turismo e da economia, amenizando no comércio os efeitos da penúria financeira das contas públicas. Resta saber, agora, como vai ser a festa. Ano passado foi bem mixuruca…
Não convidem para a mesma mesa
A visita de Cláudio Castro a Petrópolis mostra como o grupo do governador ainda bate cabeça quando o assunto é a eleição do ano que vem. Não há, hoje, um nome da base aliada do governador tido como candidato natural ao governo. Ainda mais que Rodrigo Bacellar se mantém pré-candidato, mas está costeando o alambrado: fez um discurso duríssimo contra a política de segurança do Governo do Estado.
Chorinho
O festival Bossa & Sabores tem tudo para se firmar no calendário de eventos de Petrópolis. Mas nem por isso Partisans que passaram por lá (e são exigentes) deixaram de anotar no caderninho alguns pontos para melhorar no ano que vem: mais banheiros e melhor sinalização, acessibilidade e a qualidade do copo. E, como era tudo coisa fina, de primeira, teve gente achando que ao contrário dos pratos bem temperados, alguns preços ficaram meio salgados.
Reforço para a produção rural
A produção rural de Petrópolis ganhou mais um reforço do Governo do Estado. Foi prorrogado o contrato para a recuperação e manutenção de estradas rurais em Petrópolis. O aditivo no contrato foi de R$ 1,37 milhão. Dá pra fazer chover. Mas a gente espera que só chova o suficiente, já que muita força pode destruir… hortaliças e outras plantações, é claro.

Contagem
Estamos há 2 anos, 4 meses e 17 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.