
Vereadores já realizaram ou encaminharam mais de 500 homenagens neste ano
Hoje é dia de celebração na Câmara Municipal. Nossos vereadores vão entregar moções congratulatórias para diversos homenageados. E se tem uma coisa que anda funcionando bem no Legislativo, é esse tipo de homenagem, título ou honraria. Já passou de 502 o número de indicações já feitas ou em tramitação, uma média de praticamente duas homenagens por dia (e isso contando sábado, domingo e dia santo). A cada mês, nossos parlamentares podem entregar três moções congratulatórias – só até agora, já foram 238. Mas tem mais… Muito mais! Há os tradicionais títulos de Cidadania Petropolitana (aquele que, em outros momentos, já foi concedido para o apresentador Luciano Huck e o ex-jogador Petkovic) e as medalhas Koëler e Honra ao Mérito. Mas, ao longo do tempo, outras homenagens foram sendo criadas, reconhecendo diversas categorias profissionais.
Ao todo, 14 premiações reconhecem setores da sociedade
A Câmara tem 18 premiações e, destas, 14 fazem homenagem a categorias profissionais ou de segmentos específicos. São eles: Maria de Nazaré (lideranças comunitárias), Denoni Pereira Alves (destaques no esporte), Oswaldo Cruz (saúde), Padre Quinha (pessoas ou instituições que se destacaram em ações sociais), Zilda Arns (mulheres), Ivan Xavier (economia solidária), Amigo dos Animais, Instituição Amiga dos Animais, Prêmio Destaque Rural, Chico Mendes (para lideranças ambientais), Educador Nota 10, Destaque Empresarial e Destaque Jurídico. Achou que acabou? Ainda tem o Personalidade do Ano, que também será entregue nesta semana. Ufa!
Nadando até o fim
E o advogado Celso Sardinha segue na luta pelo ICMS “a mais” de Petrópolis que, vale lembrar, também gera uns trocados para ele, a título de honorários, pelo contrato feito pela gestão anterior. Sardinha apelou no TJ alegando que há jurisprudência que dá direito aos municípios questionarem as empresas, como no nosso caso com a GE Celma. Como Sardinha (e Petrópolis por consequência) perdeu de goleada, a gente acha que é mais o famoso “jus esperandi”. Em todo caso, é bom ficar de olho.
50% menos um
Depois de criar o corujômetro, Partisans fizeram as contas de quem estava na agenda com o governador Cláudio Castro. A gente identificou a presença de só 7 dos 15 vereadores, menos da metade. Se nem a visita do governador gera esse engajamento, será que a coisa muda quando algo importante for para votação na Câmara?
Tudo em Paes
Se Cláudio Castro reuniu sua tropa em Petrópolis, Júnior Coruja não ficou para trás e tratou de colar no prefeito do Rio, Eduardo Paes. Junto com o deputado Hugo Leal, eles foram na inauguração do Mercado São José, em Laranjeiras. Além de Paes, os petropolitanos prestigiaram também o conterrâneo Luiz Fernando Gomes, que abriu, no local, uma filial do Restaurante Locanda.
Rio 40º
E entre encontros e agendas, o final de semana também ficou marcado pelo protesto da esquerda contra a chamada “PEC da blindagem” e a proposta de anistia para Jair Bolsonaro. Teve em Petrópolis e até Danilo Caymmi, de passagem pela cidade para o festival Bossa & Sabores, participou. O ato contou com a presença da vereadora Júlia Casamasso, do PSOL. Companheira de luta na esquerda, Lívia Miranda, do PCdoB, preferiu engrossar o protesto em Copacabana mesmo.
Chama o VAR
Partisans de calculadora na mão vieram nos alertar que, em 2024, Petrópolis ainda recebeu o “ICMS a mais” após a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que deu uma “mãozinha” para a gestão anterior freando a perda. Não deixa de ser, mas a decisão foi resultando em perdas, mesmo com o “pára-quedas” e, a partir de outubro, a situação já era difícil. Ficou mais difícil com a gastança sem freio antes, mas aí já é um outro debate…
Ocupado
Partisans tentaram ligar três vezes para o Samu, na manhã de sábado, para socorrer um homem com epilepsia que caiu em plena 16 de Março. E nenhuma das chamadas foi completada. Literalmente: alô, Secretaria de Saúde!
Cabo de guerra
Quem acompanhou as redes sociais no fim de semana assistiu a um grande clássico. Flamengo x Vasco? Que nada! A disputa mesmo foi entre os passarinheiros, defensores do “campeonato nacional” do canto de pássaros em gaiolas realizado no Parque de Itaipava e protetores dos animais que defendem a liberdade das aves. Os protetores protestaram primeiro, mas o pau cantou: a turma da gaiola é bem mobilizada e foi com tudo e pra cima.

Contagem
Estamos há 2 anos, 4 meses e 16 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.