Volta às aulas: número de viagens de ônibus aumenta a partir desta terça-feira
O ano letivo começou nesta segunda-feira (03) na maioria das escolas particulares e a partir desta terça será a vez de começarem as aulas da rede municipal de Educação. Segundo a Prefeitura, ao todo, 182 unidades receberão 41 mil alunos no início do calendário letivo. Com a volta às aulas, 145 viagens do transporte público, suprimidas durante as férias, voltam a operar. Para reduzir o impacto no trânsito, a CPTrans vai intensificar a fiscalização com agentes.
Ao todo são 24 linhas que aumentarão o número de viagens com a volta às aulas: Vila Felipe (415), Sargento Boening (419), Lagoinha (429), Pedro Ivo (431), Alto Pedro Ivo (431), Alto Independência – Rua O (463), Castelo São Manoel (609), Castelo São Manoel – Ruas 06 e 11 (619), Terminal Itaipava (700), Madame Machado (704), Posse (711), Terminal Bingen Executivo (10), Terminal Bingen (100), Bataillard (106/134), Duarte da Silveira (111), Dias de Oliveira (116), Vicenzo Rivetti (506), Boa Vista (511), Neylor (525), Terminal Corrêas x Quissamã (300), Valparaíso – Via Duas Pontes (210), Estrada do Gentio (706), Fagundes (707) e Vila Rica (713).
Leia também: Pais que perderam o prazo da matrícula serão atendidos através de agendamento.
Um esquema especial foi organizado pela Prefeitura para o início do ano letivo. Entre as ações, a CPTrans iniciou a revitalização das sinalizações, como faixa de pedestres, placas entre outras, onde há unidades escolares. Além dos agentes de trânsito, que vão auxiliar o tráfego, a Guarda Civil também dará apoio em áreas de travessia próximas a escolas, tanto no Centro quanto nos distritos. A Ronda Escolar também voltará à ativa.
Segundo a Prefeitura, até março, mais quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) serão inaugurados pela Prefeitura. As unidades escolares foram abertas ontem para organização interna. As aulas na Escola Municipal Jandira Bordignon, no Quitandinha, iniciarão o ano letivo no dia 10 de fevereiro (o novo prédio será inaugurado no sábado, dia 8 de fevereiro). Ainda de acordo com o governo municipal, escolas e CEIs também passaram por pinturas, adaptações e melhorias como reforma na parte elétrica, como é o caso do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.
Com o retorno das aulas, o Setranspetro informa que o período para a concessão ou renovação do cartão de gratuidade para os estudantes começou no dia 6 de janeiro de 2020 e se estende durante todo o ano, por conta da rotatividade de escolas e novos alunos. Até o momento, a procura pelo procedimento ainda é baixa, atingindo apenas 9,3% do esperado para o semestre. Para atender o público, segundo o Setranspetro, novos colaboradores foram contratados temporariamente, aumentando em 66% o quadro de funcionários, divididos em setores como atendimento, triagem e recepção, que trabalham em regime de plantão.