Aprovada indicação legislativa sobre programa de tratamento da endometriose
Foi aprovada na última semana, na Câmara Municipal de Petrópolis, a Indicação Legislativa 3687/2019, de autoria do vereador Justino do RX (MDB), que dispõe sobre a criação do Programa de Prevenção da Saúde à Doença de Endometriose. O texto propõe que o programa seja oferecido através do SUS, e que deverá ter avaliações médicas periódicas e a realização de exames clínicos e laboratoriais. Também indica que o município poderá estabelecer cooperação técnica com os hospitais privados na realização de exames.
Leia também: Hospital Alcides Carneiro ganha um novo Centro Obstétrico
Segundo ele, a Câmara Municipal tem demonstrado preocupação com o tema e, na medida do possível, tem envidado esforços em benefício das mulheres que padecem dessa doença.
“Em uma manifestação nesse sentido, encaminhamos essa indicação ao Poder Executivo, com o objetivo de sugerir que o SUS aprimore os cuidados prestados às pessoas com endometriose que não merecem esperar. Os problemas dessa condição vão além da dor. Afetam a vida profissional e conjugal da mulher. Fragilizam a paciente física, psicológica e socialmente. O assunto, portanto, precisa ser analisado com o máximo cuidado e com a maior celeridade”, explicou o vereador.
Sobre a doença
A endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e sangrar. Os sintomas dessa enfermidade costumam ser dores durante o período menstrual e durante relações sexuais, sangramento urinário e intestinal, além de dificuldade em engravidar.