
Pesquisador Marcos Santos fala sobre o impacto da ciência na sociedade, no ‘Tribuna Cast’
O Tribuna Cast dessa quarta-feira (17) recebeu o professor e pesquisador Marcos Santos, que pelo segundo ano consecutivo figura na lista da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, entre os cientistas mais influentes do mundo. Durante a entrevista, conduzida pelo locutor Cláudio Florio, Marcos compartilhou sua trajetória e ressaltou como a ciência pode impactar diretamente a vida das pessoas.
“Eu sempre tive um talento especial com números desde criança. Apesar de vir de uma família humilde, sem muitos recursos, a matemática sempre me fascinou. A Marinha foi o caminho que encontrei para ter acesso a estudos mais aprofundados e viabilizar meu sonho de ser professor e pesquisador”, contou.
Com mais de 30 anos de carreira na Marinha do Brasil, Marcos destacou que a experiência foi determinante para sua formação.
“Na Escola Naval tive acesso a uma formação sólida e pude conhecer o mundo. Mas o que sempre me motivou foi a possibilidade de usar a matemática para transformar vidas, para que possamos tomar melhores decisões em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana.”
Ele citou exemplos de projetos que coordenou. Um deles reduziu o tempo de espera em um hospital de 18 dias para apenas dois.
“Sem investir um centavo a mais, apenas otimizando os recursos existentes, conseguimos melhorar o atendimento de idosos que aguardavam por consultas. Nesse caso temos a proporção que não são apenas números, era um pai, uma mãe ou um avô que estava sofrendo e conseguiu atendimento mais rápido”, explicou.
Outro trabalho que marcou a história de Marcos foi no Hospital de Amor, em Barretos, onde ele contribuiu na oncologia pediátrica, ajudando a otimizar o atendimento de crianças com câncer.
O hospital é um dos maiores centros oncológicos da América Latina e realiza todos os atendimentos 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade realizou em 2024 mais de 2 milhões de atendimentos, com uma média de 5 mil por dia e 4 por minuto.
Lista de cientistas mais influentes do mundo
Marcos apareceu, pelo segundo ano consecutivo, como um dos cientistas mais influentes do mundo. A listagem é feita pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e leva em consideração o impacto acadêmico e número de citações dos pesquisadores em trabalhos científicos.
“Eu nunca tive esse objetivo específico. Fui até pego de surpresa com a notícia. No entanto, continuo sendo o mesmo professor, dando a mesma aula. Meu foco sempre foi usar a ciência em prol das pessoas, e os resultados vêm naturalmente.”
Ao longo da carreira, Marcos já trabalhou com Modelagem Matemática e Tomada de Decisão, desenvolvendo modelos matemáticos de elevada complexidade para organizações públicas e privadas, assim como o Ministério da Defesa e a Petrobras. Além disso, já apresentou mais de 900 pesquisas em países como Estados Unidos, França, Inglaterra, Índia e Itália.
Mesmo com um trabalho reconhecido mundialmente, ele acredita que muitos pesquisadores estrangeiros ainda duvidam da ciência brasileira.
“Muitos ainda não acreditam que desenvolvemos modelos matemáticos inéditos aqui. Já ouvi de pesquisadores na Europa a surpresa de que equações que apresentamos eram de autoria brasileira. É uma satisfação poder mostrar que fazemos muito mais do que samba e futebol, e que sim, produzimos ciência de altíssimo nível.”
Ao final da entrevista, Marcos deixou uma mensagem aos jovens que sonham em seguir a carreira de pesquisador.
“Acreditem no seu sonho, porque é possível chegar lá. A ciência foi muito generosa comigo e tudo o que eu sou devo à educação. Mas nada vem fácil, qualquer área exige dedicação e esforço. O importante é usar o conhecimento em prol das pessoas, esse é o maior retorno que a ciência pode nos dar.”
Quem é Marcos Santos
Marcos Santos é mestre em Pesquisa Operacional pela COPPE/UFRJ, e doutor em Sistemas, Apoio à Decisão e Logística pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui dois pós-doutorados, incluindo um em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Atualmente, leciona Pesquisa Operacional e Modelagem Matemática-Computacional no Instituto Militar de Engenharia (IME) e na Escola Naval, atuando em áreas como Engenharia da Computação, Transportes e Defesa.
Além da carreira acadêmica, atua como consultor do Ministério da Defesa e da Petrobras, e é sócio-fundador da ORTEC, empresa de consultoria e treinamentos presente em 16 estados brasileiros.
O Tribuna Cast é veiculado toda quarta-feira, a partir das 9h30, na Rádio Tribuna FM. Ouça em 88.5, pelo site tribuna.fm.br ou pelo app da Rádio Tribuna FM.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: