• Festival Bossa & Sabores tem início nesta sexta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/set 08:45
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Washington Possato

    O entorno da Catedral São Pedro de Alcântara será palco do Festival Bossa & Sabores – Afinando o seu paladar, a partir desta sexta-feira (19). O evento seguirá até domingo (21), com dez restaurantes e cinco bares distribuídos ao longo da avenida Tiradantes.  O som da Orquestra Sinfônica Brasileira, com Leila Pinheiro, fará as honras da abertura.

    O festival traz diversidade e qualidade com Roberto Menescal, Toquinho, Danilo Caymmi, Wanda Sá, além de Analu Sampaio, Bossacucanova, Roda de Samba com Cacique de Ramos, Festa Ya´Ya com Marcelinho da Lua e DJ Ya´Ya, Camila Faustino, Theo Bial, Quinteto da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o instrumentista João Felippe, Banda 1º de Setembro e Felipe Depoli Quarteto.

    Além da boa música, o festival também contará com os sabores irresistíveis dos pratos da cozinha contemporânea brasileira, num passeio pela comida de boteco, japonesa, italiana e portuguesa, oferecidas pelos dez chefs premiados pelo Comer & Beber Experience da VEJA Rio. Cervejas artesanais e vinhos especiais também marcarão presença no Bossa & Sabores.

    O patrocínio é da SETUR – Governo do Estado do Rio de Janeiro.

    “O Festival Bossa & Sabores é uma iniciativa que valoriza a cultura e a gastronomia em um dos cenários mais encantadores do nosso estado. Além de oferecer uma experiência única ao público, o evento fortalece o turismo e movimenta a economia da região serrana, gerando oportunidades e desenvolvimento para Petrópolis e seu entorno”, destaca o governador Claudio Castro.

    Programação

    Nesta sexta (19), às 19h, haverá a abertura e inauguração do Pavilhão Comer & Beber Experience; às 20h, abertura da programação artística com Orquestra Sinfônica Brasileira – comemorando 85 anos em 2025 e Leila Pinheiro – estrela da MPB e da Bossa Nova com seu estilo sofisticado e suas interpretações emocionantes; às 21h30, DJ Ya´Ya e Festa Ya´Ya– criada pelo produtor musical carioca Marcelinho da Lua, a festa popularizou o conceito 100% vinil e há 13 anos mantém sua tradição.

    No sábado (20), o horário de funcionamento do Pavilhão Comer & Beber Experience será das 11h às 22h. A programação artística começará às 12h30, com a Banda 1º de Setembro que, com 115 anos de tradição, vai apresentar grandes clássicos da Bossa Nova em arranjos especiais para banda musical; às 13h30, Festa Ya´Ya; às 14h, Felipe Depoli Quarteto – o grupo explora a tradição da música brasileira e do jazz com a contemporaneidade da música universal e no festival traz composições autorais e arranjos clássicos da Bossa Nova; às 15h, Festa Ya´Ya; às 16h, Roberto Menescal, que aos 87 anos continua descobrindo talentos e irá se apresentar com Analu Sampaio em “Encontro de gerações” trazendo clássicos da Bossa Nova com muita improvisação vocal e harmônica; às 18h, Wanda Sá, uma das vozes marcantes do gênero, revisita os pilares da Bossa Nova com a maturidade de quem viveu o movimento de dentro e oferece interpretações que renovam o repertório; às 19h, Festa Ya´Ya; às 20h, Toquinho convida Camilla Faustino, considerada uma das maiores vozes da chamada “Nova MPB”.

    No domingo (21), o horário de funcionamento do Pavilhão Comer & Beber Experience será das 11h às 22h. Às 11h, missa na Catedral São Pedro de Alcântara; às 12h30 terá inicio a programação artística com a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do RJ; às 13h30, Roda de Samba com Cacique de Ramos – consolidado como centro de criação musical que revela novos talentos, o grupo é reconhecido como patrimônio cultural carioca e suas rodas são um marco do samba; às 14h30, Theo Bial com o show “Neo-Bossa” inspirado na bossa, no samba e na diversidade da música brasileira, sendo um dos destaques a música “Brisa que mora no mar”, composta por ele e Menescal; às 15h30, Festa Ya´Ya; às 16h, Bossacucanova – combinando a Bossa Nova tradicional com música eletrônica, alcançou sucesso como banda de êxito internacional; às 17h, João Felippe – ousado instrumentista e arranjador com admirável domínio do cavaquinho e da guitarra baiana, traz o show “Solos” com releituras de sucessos e canções autorais de seu novo disco “Contraste”; às 18h, Festa Ya´Ya; às 19h30, Danilo Caymmi – um dos ícones da MPB com forte ligação com a Bossa Nova, especialmente por ter integrado a Banda Nova de Tom Jobim, participando de espetáculos e gravações que homenageiam o gênero; às 20h45, Festa Ya´Ya.

    Pavilhão Gastronômico

    Os renomados chefs que estarão no pavilhão gastronômico são Katia Barbosa – Restaurante Sofia; Rafa Costa e Silva –Bonaccia Osteria; Eric Ueda – Casa Ueda; Lydia Gonzalez – Restaurante Angá; Pedro Coronha- Restaurante Koral;  Mariana Rezende – Bar da Frente; Paula Prandini-  Empório Jardim; Pizzaria Capricciosa; Rancho Português e o Bar do Momo, com pratos da alta gastronomia acessíveis ao público nos valores entre R$ 20 e R$ 70. Haverá stands com bebidas e vinhos da Castas; cervejas artesanais, chopp e ainda artesanato local. Parte da renda do festival será destinada às obras sociais da Catedral São Pedro de Alcântara.

    Cardápios

    CASA UEDA: Onigiri de salmão – bolinho triangular de arroz recheado com salmão grelhado; Ramen shoyu – macarrão artesanal do chef com caldo de base mista (suína e frango), shoyu, copa lombo, ovo, naruto, nori e cebolinha; Guioza suíno (6 unidades)  – pasteizinhos selados na frigideira e cozidos no vapor, recheados com carne de porco.

    BAR DA FRENTE: Porquinho de quimono – (2 unidades) – Massa de harumaki recheada com costelinha suína e requeijão de ervas, acompanha barbecue da casa; Bolovoovo cozido e carne moída envoltos em massa de salgadinho; Maravilha de milho – (3 unidades) – bolinho feito com massa à base de farinha de milho, recheado com creme de provolone e milho; Nhoque de carne assada – carne assada desfiada servida com nhoque ao molho da própria carne; Polentinha cremosa com ragu de linguiça de pernil; Croquete de mortadela com queijo meia-cura – (2 unidades) – croquete feito com massa de mortadela, recheado com queijo meia-cura; Sanduíche de carne assada – carne assada servida no pão fresquinho.

    SOFIA: Arroz de moqueca – camarão e peixe refogados com dendê, cebola, tomate, pimentão, leite de coco e arroz; Bolinho de bobó de camarão – bolinho feito com aipim, leite de coco e dendê, recheado com camarão empanado na farinha panko; Coxa – coxa de frango assada lentamente, envolta em bacon, sobre cama de fonduta de queijo canastra.

    CAPRICCIOSA PIZZARIA: Antipasto; Clássica molho de tomate, parmesão e manjericão; Bresaola – muçarela fior di latte, bresaola e aipo; Genovesecozido de carne e cebola com queijo pecorino; Pizzas tradicionais: Marguerita – muçarela fior di latte, tomate e basílico; Speck e provolaqueijo provola defumado e presunto speck; Calabresa tomate, linguiça, cebola, azeitona e orégano; Di burrata 
    tomate, muçarela, presunto royale e stracciatella; FrittiCalzone frito de ricota calzone frito com muçarela fior di latte, ricota, salame e pimenta-do-reino; Calzone frito de bacalhau – calzone frito com muçarela fior di latte, bacalhau, chicória e azeitonas. Sobremesa: Tiramisu pavê de café, coulis de chocolate e iogurte. 

    EMPÓRIO JARDIM: Trio de pão de queijo gruyèregougère francês; Croissant steak tartare croissant recheado com steak tartare, picles de cebola-roxa, queijo parmesão e rúcula; Éclair de baunilha com crocante de caramelo – massa choux recheada com creme de baunilha e glaceada com crocante de caramelo; Éclair de chocolate massa choux recheada com creme de chocolate; Pavlova com creme de baunilha e frutas vermelhas – merengue assado, recheado com creme fresco de baunilha e frutas vermelhas.

    ANGÁ ATELIÊ CULINÁRIO: Mandioca. Beurre blanc. Folhas – mandioca dourada na manteiga, beurre blanc de tucupi e folhas tostadas; Porco. Milho. Cheiro-verde. Mariola – barriga de porco assada lentamente, quirera de milho branco, salada de ervas e mariola; Chocolate branco. Coco. Queimado. Abóbora. Azeite musse de chocolate branco e coco queimado com abóbora assada e azeite. 

    BAR DO MOMO: Arroz de rabada arroz de rabada desfiada e agrião; Trio de bolinhos de arroz – (3 unidades) – bolinho de arroz recheado com muçarela, parmesão, queijo prato e linguiça calabresa; Vinagrete pão com linguiça, maionese de alho, muçarela e vinagrete de coentro; Pudim de leite – receita da Dona Glória, matriarca da família. 

    BONACCIA: Arancine bolinho de risoto recheado com mussarela de búfala e presunto italiano, empanado e frito, servido com molho marinara (tomate); Pão com mortadela – pão ciabatta, stracciatella e mel; Lasanha – lasanha servida sobre molho de tomate e fonduta de queijo. 

    RANCHO PORTUGUÊS: Bolinho de bacalhau – (4 unidades) – receita tradicional, com bacalhau desfiado e batata; Bacalhau à Brás – bacalhau desfiado, puxado no azeite e cebola. Acompanha batata-palha, ovo mexido, salsinha, azeitonas e alho frito; Arroz de pato – pato assado desfiado com arroz, azeitonas verdes e chouriço português; Pastéis de nata – (4 unidades) – massa doce amanteigada com creme de gemas e casca de limão.  

    KORAL: Atum mediterrâneo cubos de atum marinados em azeite de oliva e raspas de limão-siciliano, stracciatella, tomate assado, crumble de focaccia e pistache; Arroz de corais – arroz com peixe, polvo e chouriço, cozido em sofrito, vinho branco e caldo de frutos do mar; Fondant de chocolate bolo fondant de chocolate com creme anglaise de pistache e flor de sal.

    Leia também sobre Petrópolis e região:

    Últimas