
Serra Serata encerra 16ª edição após dois fins de semana de cultura e gastronomia inspiradas na tradição italiana
A 16ª edição da Serra Serata se encerrou no último domingo (14), com um balanço positivo e a certeza de que a tradição italiana segue viva e fortalecida em Petrópolis. Realizada em dois fins de semana, de 4 a 7 e de 11 a 14 de setembro, no Palácio de Cristal, no Centro de Petrópolis, a festa reuniu milhares de visitantes, que puderam vivenciar a cultura italiana por meio da gastronomia típica, oficinas, apresentações culturais, bailes, palestras e shows musicais. O evento integra o calendário oficial da cidade e já está confirmado em 2026.
A festa levou ao público atividades culturais, como palestras e apresentações teatrais. Entre os destaques, esteve a encenação “Os imigrantes italianos é uma história de amor”, apresentada por Flavia Justen e Diego Teixeira, que encantou crianças e adultos. A atração recebeu também alunos de uma escola pública, que se divertiram e interagiram com os artistas, ampliando o alcance educativo e cultural da Serra Serata.
Mais uma vez, os shows musicais marcaram a programação pela qualidade e emoção das apresentações, reunindo artistas locais e convidados em performances que exaltaram tanto a tradição italiana quanto a diversidade cultural da cidade.
Na gastronomia, pratos típicos e releituras foram sucesso entre o público, como risotos, massas artesanais, pizzas, nhoques e sobremesas, entre elas o cannoli e o tiramisù. Os estandes valorizaram ingredientes clássicos da cozinha italiana e trouxeram novidades que conquistaram o paladar dos visitantes.
“Tivemos uma festa linda de celebração da cultura dos imigrantes italianos que ajudaram na construção da nossa história e no desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito Hingo Hammes. “Que em 2026 continuemos com essas parcerias para realizarmos uma festa ainda maior em homenagem ao povo italiano”, acrescentou.
Para a presidente da Casa D’Itália Anita Garibaldi, Graça Vescovini, a edição foi marcada pela emoção e pela valorização das raízes culturais. “Eu e toda a minha diretoria consideramos que esta 16ª edição da Serra Serata foi um sucesso por termos levado a todos nossa ancestralidade e reverenciado outras que estamos resgatando. Foi um encontro, todos os dias, de histórias emocionantes e contadas por familiares. Foi amizade, carinho, respeito e beleza, que muito nos honra”, disse.
“Queremos agradecer a todos que participaram de sua realização – o nosso ‘Grazie Mille’ (muito obrigado, na tradução espontânea) em letras grafadas de gratidão. Não podemos esquecer de todos os artistas que se apresentaram para a alegria geral. Agradecemos também à equipe do artesanato e ao apoio do grupo da 16 de Março, que contribuiu para abrilhantar esta edição”, complementou Graça.
Um dos organizadores do evento, Rodrigo Paiva, disse que tudo foi preparado com muita dedicação para homenagear a cultura italiana e os descendentes que viveram ou vivem na cidade. “É uma festa que conta a história dessas pessoas que ajudaram e ajudam no desenvolvimento de Petrópolis. Então, temos um compromisso de respeitar essa tradição e oferecer uma festa ao público que valoriza esta história”, afirmou.
A Serra Serata foi realizada pela Casa D’Itália Anita Garibaldi, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e TurisRio, apoio do Senac e incentivo cultural do Sesc.
Confira outras notícias sobre Petrópolis e região: