• Festival Bossa & Sabores tem início na próxima semana no Centro Histórico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/set 08:46
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Marisa Pinheiro

    O festival Bossa & Sabores – Afinando o seu paladar, tem início na próxima sexta-feira (19) e vai seguir até domingo, dia 21 de setembro, com programação gratuita no Centro Histórico. Dez chefs premiados pela VEJA Rio Comer & Beber trazem o frescor da boa cozinha, embalado pelos ícones da Bossa Nova, durante três dias de celebração da identidade e da diversidade cultural brasileira.
                                                                                                        No palco, que vai abraçar a Catedral e o pavilhão gastronômico, vão passar grandes talentos da Bossa Nova como Toquinho, Leila Pinheiro, Danilo Caymmi e Roberto Menescal, em uma programação gratuita, que traz também a Orquestra Sinfônica Brasileira, o jovem Theo Bial, Wanda Sá, Analu Sampaio, Banda Bossacucanova, Roda de Samba com Cacique de Ramos, Festa Ya´Ya com Marcelinho da Lua e DJ Ya´Ya e ainda o Quinteto da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do RJ. As “pratas da casa” também estarão presentes, com a Banda 1º de Setembro; Felipe DepoliQuarteto; e o instrumentista João Felippe.

    A alta gastronomia, com preços acessíveis, será exaltada pelos chefs Paula Prandini, Mariana Rezende, Pedro Coronha, Lydia Gonzalez, Eric Ueda, Rafa Costa e Silva, Katia Barbosa, além da pizzaria Capricciosa, Racho Português e Bar do Momo, com pratos incríveis. Os bares completam a festa gastronômica com vinhos e cervejas especiais.

    O patrocínio é da Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

    “É uma alegria enorme conseguir realizar, pelo governo do Estado, esse festival incrível em Petrópolis. Um evento que une música e gastronomia – que fazem parte do DNA da nossa cidade. Além de todo o benefício do movimento cultural, irá gerar um fluxo produtivo na atividade econômica, o que também significa geração de empregos para os petropolitanos”, afirma Bernardo Rossi, secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, responsável por trazer a ideia do evento, juntamente com o governador Claudio Castro.

    A chef petropolitana, Lydia Gonzalez, que ganhou o Brasil sendo premiada em 2023 por VEJA Rio Comer & Beber, com o restaurante Angá, reforçou a importância da iniciativa: “Estive fora de Petrópolis por duas décadas. Há oito anos voltei e abri meu restaurante em Nogueira. É uma alegria enorme fazer parte deste momento de holofotes para a minha cidade”, reforça.  

    Programação

    O Festival Bossa & Sabores será realizado entre 19 e 21 de setembro, no Centro Histórico de Petrópolis, na Av. Tiradentes e rua São Pedro de Alcântara, no entorno da Catedral de Petrópolis.

    No dia 19, às 19h, haverá a abertura e inauguração do Pavilhão Comer & Beber Experience; às 20h, abertura da programação artística com Orquestra Sinfônica Brasileira e Leila Pinheiro; 21h30, Festa Ya´Yacom Marcelinho da Lua e DJ Ya´Ya.

    No dia 20, o horário de funcionamento do Pavilhão Comer & Beber Experience será das 11h às 22h. A programação artística começará às 12h30, com a Banda 1º de Setembro; às 13h30, Festa Ya´ya; às 14h, Felipe DepoliQuarteto; às 15h, Festa Ya´Ya; às 16h, Roberto Menescal e Analu Sampaio; às 18h, Wanda Sá; às 19h, Festa Ya´Ya; às 20h, Toquinho.

    No dia 21, o horário de funcionamento do Pavilhão Comer & Beber Experience será das 11h às 22h. Às 11h, missa na Catedral São Pedro de Alcântara; às 12h30 terá inicio a programação artística com a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do RJ; às 13h30, Roda de Samba com Cacique de Ramos; às 14h30 Theo Bial; às 15h30, Festa Ya´Ya; às 16h, Bossacucanova; às 17h, João Felippe; às 18h, Festa Ya´Ya; às 19h30, Danilo Caymmi; às 20h45, Festa Ya´Ya.

    No pavilhão gastronômico, os renomados chefs são Katia Barbosa – Restaurante Sofia; Rafa Costa e Silva – Bonaccia Osteria; Eric Ueda – Casa Ueda LydiaGonzalez – Restaurante Angá; Pedro Coronha – Restaurante Koral; Mariana Rezende – Bar da Frente; Paula Prandini – Empório Jardim; Pizzaria Capricciosa; Rancho Português e o Bar do Momo, com pratos da alta gastronomia acessíveis ao público nos valores entre R$ 20 e R$ 70. Haverá stands com as bebidas: vinhos da Castas; cervejas artesanais, chopp e artesanato local. Parte da renda do festival será destinada às obras sociais da Catedral São Pedro de Alcântara.

    Leia também sobre Petrópolis e região:

    Últimas