• Prefeitura inicia processo de eleição para diretores das escolas e creches municipais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/set 04:32
    Por Les Partisans

    Meio que na moita, só com uma publicação no Diário Oficial, mas a Prefeitura abriu o processo para a renovação das direções das 182 unidades da rede municipal de ensino, incluindo aí escolas municipais, municipalizadas e Centros de Educação Infantil. As inscrições foram abertas desde quarta-feira, dia 10, e vão até o dia 22. Quem quiser ser diretor de alguma escola tem que ser licenciado em Pedagogia com ênfase em Gestão Escolar e ter curso de capacitação em gestão escolar, entre outros requisitos. Além disso, eles devem realizar um curso de capacitação online e elaborar um Plano de Gestão Escolar. Se aprovados em todo esse filtro, eles vão para a eleição na comunidade escolar. O edital deixa bem claro que a votação tem caráter consultivo, mas a tendência é o resultado das urnas ser acatado pela Prefeitura. Afinal, comprar briga com a comunidade não é uma boa ideia, ainda mais em um momento de tanta penúria… 

    Eleição será em novembro

    Quem não viu o DO deve ficar esperto. A análise de quem está apto para a eleição será publicado no dia 14 de novembro, com direito a recurso e lista fechada de vez no dia 25. No dia 28 do mesmo mês, acontece a festa da democracia. A publicação do resultado se dará no dia 5 de dezembro e a nomeação, em fevereiro de 2026. Mas atenção: só pode se candidatar a diretor de escola quem tiver mais de dois anos de regência na Secretaria Municipal de Educação.

    Telecatch

    Logo no dia em que Bolsonaro foi condenado pelo STF não teve sessão na Câmara. Partisans que adoram um barraco sentiram falta. Mas no WhatsApp, sai de baixo. Grau de produtividade de algumas pessoas foi baixíssimo ontem. Não se falava em outra coisa. Era meme pra cá, áudio pra lá… Uma festa.

    Lenda urbana

    Até agora só o Doutor Jorge viu o Relatório Mensal de Operação do transporte público referente a julho, depois de ter cobrado com aquele jeito doce e sutil, que só um secretário de governo sabe como é, para poder decidir sobre o aumento da passagem de ônibus. Para o público em geral, ainda não rolou publicação no site da CPTrans. Deve ser mais uma lenda urbana de Petrópolis, como cabeça de bacalhau, enterro de anão e votação das contas de governo na Câmara de 2016 pra cá…

    Correndo atrás

    E de novo o município levou pito da Justiça. Dessa vez foi no processo em que o TJ obrigou a Prefeitura a corrigir os protocolos de incêndio do Hospital Alcides Carneiro. A Prefeitura recorreu da decisão alegando que havia tomado providências, mas, em sua decisão, a desembargadora Ana Cristina Nascif Dib Miguel puxou a orelha, mostrando que essa providência foi só após a Justiça determinar o ajuste.

    É fogo

    Tem alguma cabeça de burro enterrada nessa coisa de certificado do Corpo de Bombeiros e unidade de saúde. O MP entrou com ação para ver se conseguem dar um jeito no protocolo de prevenção aos incêndios no Alcides Carneiro e nas três UPAs. Mas não só na rede pública que a coisa pega, não: recentemente o Corpo de Bombeiros e o Hospital Santa Teresa firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularizar o prédio.

    Dúvida atroz

    Partisans não têm dúvida de que os bombeiros têm pouca estrutura para analisar essas questões e que o número de processos é enorme, como a Prefeitura alegou no caso do Alcides Carneiro. Mas se hospitais e unidades de saúde não entrarem como prioridade nessa lista, talvez até “furando” a fila, o que mais vai ser?

    DeLoran

    E a máquina do tempo voltou a funcionar com força no Diário Oficial. Só saiu na edição de anteontem, dia 10 de setembro de 2025, na sequência: 1) a indicação da fiscal para o contrato da obra de construção de uma creche no Independência e a ordem de início, dada em junho de, pasmem… 2023! 2) a ordem de paralisação dada em outubro do mesmo ano; 3) a nomeação de um outro fiscal para a mesma obra, em outubro de 2024; 4) a ordem de reinício, no dia 7 de julho de 2025; 5) e uma nova ordem de paralisação, do dia 30 do mesmo mês.

    Estica e puxa

    Esse vai e volta de ordens de início, paralisação e retomada de obras com grande atraso no DO é bem comum e, só no Diário Oficial de anteontem, também aconteceu com uma obra de drenagem e contenção de encosta na Escola Magdalena Tagliaferro, em Corrêas.

    Fios, flores prensadas e papéis reciclados se transformam em cadernos únicos na oficina de encadernação artesanal do Ateliê Ciclo em Páginas. Cada gesto — prensar uma flor, alinhar o fio, finalizar a capa — conecta o participante à arte e à natureza. A atividade gratuita acontece neste sábado (13), das 15h às 17h, na Praça do Sol do Shopping Vilarejo, em Itaipava, e é aberta a todas as idades. A oficina será conduzida por Branca Ohana, especialista em arte-educação e práticas socioambientais.

    Contagem

    Estamos há 2 anos, 4 meses e 5 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas