Biblioteca Estação Leitura é reconhecida com a Medalha de Ordem do Mérito Cultural Carioca
“Um país se faz com homens e livros”, disse o vip escritor Monteiro Lobato. Em plena estação mais movimentada do sistema metroviário do Rio de Janeiro, a Central MetrôRio, fica a Biblioteca Estação Leitura. A biblioteca popular trabalha a seis anos no incentivo à cultura por meio do acesso gratuito a livros, aos talk shows e às atividades literárias. A importância do projeto, Biblioteca Estação Leitura foi reconhecida com a Medalha de Ordem do Mérito Cultural Carioca, condecorada no Palácio da Cidade.
A Ordem do Mérito Cultural Carioca é um prêmio concedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, à pessoa ou uma instituição, que realiza um trabalho relevante para a cultura da cidade. As indicações ao prêmio contaram com participação popular e, posteriormente, os 15 vencedores foram escolhidos pela comissão julgadora.
A Biblioteca Estação Leitura já realizou 109 eventos literários e distribuiu 2.212 livros gratuitamente para o público durante ações sociais de cunho educativo e totalmente inclusivo, completando seis anos de funcionamento neste ano e comemorando os dados do período, que são relevantes para o projeto e importantes para o município. Atualmente conta com 4.571 livros catalogados, num espaço que atendeu a mais de 86.400 pessoas, e emprestou 30.253 obras do acervo, para 5.478 leitores. No mesmo período aconteceram 98 ações de Troca-troca de livros que resultaram em 1.930 trocas.
A Biblioteca Estação Leitura conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, do MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com apoio do Instituto Invepar e a realização da Oldemburg Marketing Cultural.
Carlos Nejar, Cristina Oldemburg, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Marcelo Crivella e o Secretário Municipal de Cultura Adolpho Konder.
Agradecimentos de Cristina Oldemburg.
Agradecimentos de Cristina Oldemburg.
Nelson Sargento e Carlos Nejar.
Presidente do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, Merced Guimarães dos Anjos, Cristina Oldemburg e Ana Maria Santeiro.
Cristina Oldemburg e Marion Green.
Ana Maria Santeiro, Mario Margutti e Cristina Oldemburg.
Ana Luiza Silva (MetrôRio), Cristina Oldemburg e Ana Carla Soares (Instituto Invepar).
Atriz Conceição Rios e Cristina Oldemburg.
Equipe Estação Leitura e Museu da Maré.
Equipe Estação Leitura
Cristina Oldemburg e Associação das Baianas de Acarajé do Estado do Rio de Janeiro.
Cristina Oldemburg com Mestre Sala e Porta Bandeira da Tijuquinha.