Greve no posto de identificação civil do Detran completa seis dias
A greve nos postos de identificação civil do Detran completou seis dias nesta quarta-feira (29). Atrasos no pagamento dos salários dos funcionários levaram à suspensas da emissão de documentos e credenciamento de visitantes a penitenciárias. O Detran informou que os recursos para pagar a terceirizada já foram liberados, mas ainda não há previsão de quando será feito o repasse.
Os serviços interrompidos funcionam nos postos da rua Dr. Porciúncula, nº 75, e no Shopping Estação de Itaipava. Segundo um funcionário do posto do Centro, que não quis ser identificado, o serviço não será oferecido até que os pagamentos dos seis funcionários do setor de identificação civil sejam regularizados.
A paralisação tem afetado familiares de detentos que precisam de autorização de visitantes para entrar nas penitenciárias do estado. O Detran é o único órgão que emite as carteirinhas de visitação. Além de aguardar o agendamento, os familiares precisam esperar cerca de 15 dias até a credencial chegar.
“Meu marido e minha nora estiveram lá na sexta e voltei na segunda, mas não conseguimos a credencial. É uma situação complicadíssima. Não conseguimos entregar nem uma muda de roupa limpa para ele”, lamenta Adriana Gregorius, que queria visitar o filho, preso há 20 dias.
Adriana fez o agendamento através da Associação Mulheres Guerreiras de Petrópolis (AMUGUE), que ajuda os familiares que precisam da carteirinha para entrar nas penitenciárias. Segundo a associação, pelo menos 50 famílias aguardam a liberação do serviço de agendamento para dar entrada no processo de solicitação da credencial