• A corrida de rua melhora o sistema imunológico em idosos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/set 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Imunossência refere-se ao declínio gradual do sistema imunológico com o envelhecimento. O sistema imunológico é a nossa linha de defesa contra invasão de bactérias e vírus causadores de doenças. Estudos feitos com corredores maiores de 50 anos mostraram fortalecimento do sistema imunológico na principal linha de defesa: os linfócitos, leucócitos, citocinas, interleucina, entre outras células do sistema.

    Os linfócitos pertencem aos glóbulos brancos produzidos na medula óssea com a função de defender o organismo contra doenças, infecções e alergias. Os eosinófilos (glóbulos brancos) agem contra microrganismos estranhos que causam infecções parasitárias, reações alérgicas e inflamação. A contagem dessas células avalia a capacidade de resposta do corpo a infecções parasitárias, reações alérgicas e inflamações. (Gibson et al. 2001).

    A corrida de rua, feita de modo regular com intensidade moderada a forte ajuda a manter o sistema imunológico em bom funcionamento. (Piccolo et al. 2014). Funcionam como estímulo – resposta. Os treinos de alta intensidade agridem o sistema provocando uma inflamação de adaptação muscular, orgânica e morfológica do corpo. Essa inflamação dura poucas horas ocorrendo o fortalecimento da imunidade. (Gibson et al. 2001).

    Mais uma vez conclui-se que a corrida de rua, assim como outros esportes, traz benefícios, não só para qualquer pessoa, mas principalmente para os idosos que em tese são mais vulneráveis pela Imunossência. Corredores (as) idosos estatisticamente adoecem menos. Isso faz sentido pra você?

    **Literatura Sugerida: Britto Liz Soares, Vasconcelos Sérgio Lopes Filho. Análise da Relação de Parâmetros Imunológicos Com Desempenho de Idosos na Corrida. Editora Científica Digital (2021).

    Últimas