• O Mundo Religioso: O surgimento histórico da Festa do Natal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/01/2020 12:57

    As três grandes festas cristãs – Domingo, Páscoa e Natal – surgiram historicamente de forma diferente e em tempos distintos. A festa mais antiga é, sem dúvida, a Páscoa, dado que ela foi herdada do Judaísmo e ressignifi cada pelo Cristianismo. Embora tivesse havido no Cristianismo dos primeiros séculos discussões sobre a data de sua celebração, não há discussão sobre sua celebração em si.

    Já no que concerne ao Domingo, sua introdução se dá aos poucos e de forma diferente nos diversos lugares do Cristianismo a partir do século II como o Dia do Senhor e a Celebração da Ressurreição de Jesus. A partir do início do século IV ele também passa a ser celebrado como dia de repouso. O surgimento da celebração do Natal é o mais tardio entre as três grandes festas cristãs, embora no senso popular comum pareça ser ela a festa mais antiga e primeira, dado que celebra o nascimento de Jesus. O costume de celebrar o dia do nascimento advém do paganismo.

    O Cristianismo inicial celebra o aniversário de morte, sobretudo dos mártires, algo atestado já no ano 167. A ideia de celebrar o nascimento de Jesus surge bem mais tarde. Fato é que – por um lado – não há nos textos bíblicos nenhuma indicação sobre data de nascimento de Jesus; e – por outro lado – a notícia mais antiga que se tem da introdução da celebração do Natal no dia 25 de dezembro como nascimento de Jesus é do ano 336, celebração esta ocorrida na cidade de Roma. Neste dia – 25 de dezembro – se comemorava até então no calendário civil romano uma festa chamada “Natalis Invictus”, dedicada ao culto do Sol. Não é claro porque este costume foi introduzido em Roma. Antes disto, há informações não muito claras sobre algumas celebrações do nascimento de Jesus, sobretudo nas comunidades cristãs do Egito, em dias do ano bem distintos. Temos notícias históricas, entretanto, de que depois de ser celebrado em Roma, o costume desta data (25 de dezembro) como festa do nascimento de Jesus se espalhou por outras comunidades cristãs.

    Assim, a data teria sido introduzida no Oriente no ano 380, mesmo ano em que São Gregório de Nazianzo a introduz em Constantinopla. Nas importantes comunidades cristãs de Antioquia e Alexandria ela também é introduzida, nos anos 386 e 432 respectivamente. Em Jerusalém ela é introduzida no ano 439, data em que a festa parece já estar presente em todo o Cristianismo. Ou seja, irá demorar mais de 400 anos até que a celebração do Natal no dia 25 de dezembro, festa do nascimento de Jesus, irá se impor como data para todos os cristãos.

     

    Leia também: O Mundo Religioso : a definição da data da Páscoa cristã

    Últimas