• Moradores da Estrada de Cascatinha relatam problemas envolvendo a via

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/ago 13:28
    Por Maria Julia Souza I Foto: Reprodução

    Moradores da Estrada de Cascatinha relatam alguns problemas em relação a via, que, segundo eles, está cedendo e colocando em risco quem passa pelo local. Eles relatam ainda a falta de iluminação pública no local, além de troncos de árvores caídos sobre a fiação. 

    “A iluminação pública está apagada, atrapalhando as pessoas de verem a ribanceira. Fora que a rua está cedendo, onde passa ônibus e caminhão. É uma tragédia anunciada. Já tem pedras caindo lá no precipício e ali passam crianças, idosos e adultos a pé. Fora as péssimas condições da via para trafegar e os fios de alta tensão com troncos de árvores caídos sobre os mesmos, correndo risco de queda e choque fatal a pedestres e motoristas. O galho caiu recentemente, mas o emaranhado nos postes tem mais de seis meses”, relatou um morador da localidade. 

    Recentemente, um carro caiu de uma ribanceira na região e, após a retirada do veículo, os moradores relataram que uma faixa com um cone foi colocada para sinalizar os motoristas e pedestres que trafegam pela via. No entanto, segundo eles, a rua cedeu ainda mais e a sinalização teria caído na ribanceira. 

    Fotos: Reprodução

    “Dias atrás, um carro caiu ali dentro do rio e o Corpo de Bombeiros retirou esse carro no dia seguinte. No mesmo dia, a Prefeitura colocou uma faixa com um cone para o pessoal desviar, só que a rua cedeu mais e tudo o que eles colocaram caiu lá para baixo, e até agora não foi feito nada. No entanto, tem carros passando e está cedendo cada vez mais”, relata o morador. 

    Os moradores ressaltam ainda que na via, além de caminhões pesados, também passam ônibus do transporte público, colocando ainda mais em risco quem passa pelo trecho. “Ali passa o 500 – Estrada da Saudade, além de todos os ônibus da Cidade das Hortênsias, que recolhem do Terminal Itamarati, e passam por ali para chegar na garagem no Carangola. Caminhões de terra passam pesadíssimos e na beirada, porque aquela é a mão subindo”, ressaltou um dos moradores. 

    Em nota, a Enel Distribuição Rio informou que enviaria uma equipe técnica ao local ainda neste sábado (30), para avaliar a demanda e programar a poda, caso seja necessário. A empresa ressaltou ainda que as podas de árvores são uma responsabilidade das prefeituras e que atua quando os galhos estão próximos à rede elétrica, após autorização prévia ou por solicitação da autoridade municipal. 

    Já a Prefeitura informou que enviará uma equipe técnica para avaliar as condições do trecho.

    Confira a nota da Enel na íntegra:

    “A Enel Rio informa que vai enviar uma equipe técnica ao local ainda hoje (sábado, 30) para avaliar a demanda e programar a poda, caso seja necessário.

    A distribuidora ressalta que as podas de árvores são uma responsabilidade das prefeituras. A empresa atua quando os galhos estão próximos à rede elétrica e após autorização prévia ou por solicitação da autoridade municipal.

    Sobre compartilhamento de fios nos postes, a empresa ainda esclarece que ‘o compartilhamento de infraestrutura entre os setores de energia elétrica e de telecomunicações’ é regulamentado pelas Resoluções Conjuntas ANEEL/ANATEL nº 001/1999 e nº 004/2014, bem como pela Resolução Normativa ANEEL nº 1.044/2022, que estabelecem, entre outros pontos, que a manutenção, organização e adequação das redes de telecomunicações são de responsabilidade exclusiva das operadoras.”

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas