• Polícia Ambiental flagra captação ilegal de água, abertura de estrada e piscina natural ilegal em Nova Friburgo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/ago 08:30
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/Linha Verde

    Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, realizaram uma fiscalização, na última quarta-feira (27), em Lumiar, em Nova Friburgo, onde flagraram uma piscina natural ilegal, de 70 metros quadrados, além de dois quilômetros de abertura de estrada, também ilegal. A ação ocorreu após o recebimento de denúncias do Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o Meio Ambiente.

    Ao chegarem no local da denúncia, na Estrada Serra Mar, os agentes constataram a ampliação de uma estrada em meio a vegetação, afetando a regeneração natural da floresta ombrófila densa. Essa estrada, segundo a equipe da 5ª UPAm, corta um curso de água perene, sendo uma área de preservação permanente.

    Ainda de acordo com a UPAm Três Picos, foi verificado também um heliponto em funcionamento, um desvio de curso de água do Rio Macaé para uma roda d’água que gerava energia para parte da propriedade, além de desviar água do rio para uma piscina natural que estava em reforma no momento da fiscalização.

    Fotos: Divulgação/Linha Verde

    O Linha Verde ressaltou ainda que há três pontos distintos de captação de água de uma nascente para a utilização em um resort. A ocorrência foi registrada na 151ª DP (Nova Friburgo).

    Como denunciar

    Para denunciar qualquer crime ao Disque Denúncia, basta entrar em contato através dos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, que também funcionam como WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.

    Os registros também podem ser realizados através do app “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook. O anonimato é garantido ao denunciante.

    Confira outras notícias sobre o Rio e região:

    Últimas