• Pintura em homenagem a Marielle Franco é alvo de vandalismo na Praça da Liberdade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/ago 12:48
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Arquivo/Divulgação

    A pintura que homenageia Marielle Franco, localizada no Centro de Informação Turística (CIT) da Praça da Liberdade, foi novamente alvo de vandalismo. Em 2023, a obra já havia sido alvo de pichações. Os novos atos foram registrados nesta segunda-feira (25).

    Em nota, a Prefeitura repudiou o ato e informou que a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) está revisando as imagens das câmeras de segurança da região, para identificar o autor da ação. Ainda segundo o município, o caso será tratado como dano ao patrimônio público e as medidas legais cabíveis serão adotadas.

    A Prefeitura ressaltou ainda que Secretaria Municipal de Cultura entrará em contato com o artista que fez a pintura, para que seja realizado o reparo da obra (Confira a nota na íntegra no fim da matéria).

    Pintura foi feita em 2022

    A pintura foi feita em novembro de 2022 e integrou a programação do Mês da Consciência Negra daquele ano. Assim como Marielle, outros nomes importantes foram representados nos painéis.

    Confira a nota da Prefeitura na íntegra:

    “A Prefeitura de Petrópolis repudia a pichação no Centro de Informação Turística (CIT) da Praça da Liberdade, onde foi vandalizada a pintura que homenageia Marielle Franco. O ato, além de criminoso, representa uma afronta ao patrimônio público; à liberdade de expressão, cultural e artística; e ao respeito que deve prevalecer em qualquer sociedade democrática.

    É inaceitável que qualquer manifestação de intolerância se traduza em vandalismo. O espaço público é de todos, e deve ser preservado com responsabilidade, diálogo e civilidade.

    A Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) já está revisando as imagens das câmeras de segurança da região para identificar o autor da ação. O caso será tratado como dano ao patrimônio público, e as medidas legais cabíveis serão adotadas. A Secretaria de Cultura irá entrar em contato com o artista que fez a pintura para fazer o reparo.

    O poder público reafirma seu compromisso com a preservação dos espaços coletivos e com a promoção de uma cultura de paz, onde o debate seja sempre bem-vindo — mas jamais confundido com violência ou desrespeito.

    Leia outras notícias no site da Tribuna de Petrópolis:

    Últimas