• Jalsa Salana reuniu cerca de 50 mil pessoas no Reino Unido

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/ago 07:33
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    A Jalsa Salana, reunião anual da Comunidade Ahmadia Muçulmana, foi realizada entre os dias 25 e 27 de julho, em Alton, na Inglaterra, e reuniu cerca de 50 mil pessoas, incluindo lideranças religiosas, políticas e sociais de todo o mundo com o objetivo de promover a paz e a solidariedade global.

    O evento foi marcado por discursos inspiradores, exposições diversas e momentos de oração e reflexão espiritual. O Califa, Sua Santidade Mirza Masroor Ahmad, líder administrativo e espiritual da Comunidade Ahmadia nos mais de 200 países em que se encontra, deu vários discursos durante o evento.

    O Califa chamou a atenção até para pequenos detalhes ligados ao bom funcionamento da Jalsa, como o não desperdício de alimentos, a demora em refeições, a limpeza dos locais e a paciência dos hóspedes e dos organizadores. Ele também falou sobre a situação volátil do mundo atual, dizendo que ela era preocupante, mas que poderia ser contornada caso o mundo realmente reconhecesse que há um criador que criou tudo e todos.

    Sobre os direitos das mulheres, o líder enfatizou o bom tratamento dos homens com as mulheres e explicou que o véu islâmico não proíbe a mulher de fazer seus afazeres, pelo contrário, as mulheres têm todos seus direitos no Islã, devendo entender suas responsabilidades e se tornar membras valiosas para a sociedade. Entre outros assuntos, ele também falou sobre os serviços prestados pela Humanity First, ONG de ajuda humanitária da Ahmadia no mundo, detalhando que mais de 800 mil pessoas foram beneficiadas por suas ações.

    Além do Califa, estudiosos, teólogos, ministros, senadores, membros de parlamento e reis estiveram presentes no evento. Um representante do atual Papa, Leão XIV, esteve entre os palestrantes do evento, que também contou com uma mensagem de suporte e parabenização do Rei Charles III, da Inglaterra.

    Alunos da Comunidade Ahmadia que se destacaram em seus estudos foram premiados na ocasião. Além dos estudantes, Nicolò Govoni, presidente-diretor da ONG de ajuda humanitária “Still I Rise”, da Itália, foi premiado em reconhecimento ao seu trabalho de educação para crianças refugiadas em diferentes locais do mundo, incluindo na América Latina. O anúncio do vencedor do prêmio da paz para o ano de 2025 também foi feito.

    Durante todo o evento foi servida alimentação gratuita para todos os participantes. Apesar de toda a infra-estrutura ser temporária e o trabalho estar sendo feito de forma voluntária, todo o ambiente se manteve pacífico e cordial. O evento foi transmitido ao vivo para o mundo inteiro e contou com a participação de pessoas de cerca de 100 países do mundo.  

    Delegação brasileira

    Uma delegação brasileira composta pelo Presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, Imã Wasim Ahmad Zafar, pelo Deputado Estadual Yuri Moura e pelo assessor parlamentar, Igor Lucas, estiveram participando do evento.

    A delegação brasileira da Comunidade Ahmadia Muçulmana também se encontrou com o Califa, Sua Santidade, Mirza Masroor Ahmad, no dia 29 de julho.

    “O encontro foi um momento memorável, de profunda inspiração, uma vez que o Califa é mundialmente conhecido por sua liderança e pelo seu compromisso com os valores de paz e harmonia”, destacou a delegação brasileira.

    Em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o deputado Yuri Moura entregou uma moção congratulatória ao Califa, parabenizando-o por seus esforços pelo diálogo inter-religioso e a promoção da paz e do serviço à humanidade.

    Sobre sua experiência no evento, Yuri disse: “Agradeço ao Imã e toda a Comunidade Ahmadia pelo convite para o evento. Estou muito feliz por ter escutado o Califa, sempre em defesa da paz, do respeito, dos direitos humanos e do respeito inter-religioso. Estou aprendendo muito com o Califa, Hazoor. Gostei muito de conhecer a filosofia e sabedoria dos ensinamentos do Islã, ver as orações, que são cerimônias muito bonitas e, também, achei marcante os poemas cantados. Além disso, é inacreditável ver 50 mil pessoas numa fazenda do interior e perceber que tudo funciona tão bem, tanto a logística, como a segurança e o cuidado com os convidados. Isso é um exemplo para o mundo. É, de fato, uma Comunidade que vive aquilo que prega.”

    O Imã Wasim destacou a felicidade e a emoção por participar e representar o Brasil na ocasião: “É um evento internacional único, que mostra, na prática, a paz e o respeito entre diferentes povos e nações. É um evento ainda mais impressionante quando observamos que toda a organização é feita por voluntários da Comunidade, sem necessidade de policiamento. O sucesso desse evento está ligado ao Califa do Messias Prometido, quem observa e orienta toda a administração e reza para a Jalsa. Tenho certeza que um encontro desse tipo é impossível sem a ajuda de Deus.”

    Sobre a Comunidade Ahmadia

    A Comunidade Ahmadia é um ramo pacífico do Islamismo e foi fundada em 1889, buscando, incansavelmente, propagar a mensagem de paz, tolerância e amor através de suas atividades religiosas e humanitárias desde então. Ela foi estabelecida por Hazrat Mirza Ghulam Ahmad, quem declarou ser o Messias prometido e Imã Mahdi para essa época, cumprindo metaforicamente as profecias sobre a segunda vinda de profetas anteriores, como a segunda vinda de Jesus, por exemplo. Tendo começado na Índia, a Ahmadia rapidamente se espalhou pelo mundo inteiro, apesar de enfrentar perseguição em diferentes países do mundo.

    No Brasil, a Comunidade Ahmadia do Islã é dirigida pelo Imã Wasim Ahmad Zafar, Presidente e chefe-missionário da Ahmadia no país, e tem sua sede em Petrópolis, na Estrada da Saudade, 215, onde tem sua mesquita Baitul Awal. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ahmadia.org.br ou pelos telefones (24) 2242-1385 e (24) 99906-0929 – WhatsApp.

    Leia também sobre Petrópolis e região:

    Últimas