Rui Barbosa e o encilhamento financeiro
Esta palavra é oriunda do verbo “encilhar”, que define o ato de instalar e apertar os arreios dos cavalos no início das provas de turfe. Aquele esporte era muito famoso nas cidades brasileiras no final do século XIX. Só aqui no Estado do Rio haviam quatro hipódromos. O termo ficou famoso porque naqueles locais, fortunas eram criadas ou destruídas em questão de minutos. Assim sendo, o ” encilhamento ” foi o apelido dado à um decreto que o jovem jurista baiano Rui Barbosa, ministro da fazenda do governo provisório, publicou em 17 de janeiro de 1890, sem que houvesse qualquer tipo de conhecimento dos demais colegas de ministério. Ele mudava o critério pelo qual o governo fabricava o dinheiro e oferecia crédito à praça. Mas ocorre que no prazo de dois anos, o governo republicano emitira um montante de 167% acima da base monetária herdada da monarquia. Assim sendo , os preços de mercadorias e serviços se quadruplicaram e os nossos padrões de vida se declinaram de forma assombrosa. A dívida do governo, não só deixou de ser paga mas cresceu assustadoramente nos anos posteriores. A maioria dos bancos quebrou sem cumprir com os seus compromissos.
O “Encilhamento” como se pode ver, deixou enormes cicatrizes junto à figura de Rui Barbosa. Ele passou para a história não só como o maior dos juristas nacionais mas também como um financista ingênuo, que acreditava ser capaz de resolver os nossos problemas econômicos, fabricando dinheiro de papel. Mas também não se pode atribuir a ele todo aquele inchaço de forma repentina. Seu outro decreto controvertido foi aquele que determinava a queima dos registros de escravos, que ele julgava serem vergonhosos para o Brasil. Os ricaços do “Encilhamento” gastaram as suas fortunas comprando casas, fazendas e títulos de nobreza. Até títulos de conde eram distribuídos pelo Vaticano em troca de doações. Um dos casos mais famosos foi o do escritor curitibano Emílio de Menezes, que comprou um palácio em Petrópolis e uma grande residência no Rio de Janeiro, locais onde ele promovia enormes festas para os seus amigos. No final, perdeu tudo e segundo seu biógrafo Raimundo de Menezes, ” ficou rico sem fazer força (… ) nadou em ouro e gastou a rodo “. E no final, debatia-se numa miséria deplorável. A maioria dos projetos criados durante o “Encilhamento” fracassaram. Outros lançaram sua suas bases fortes e prosperaram. Um grande exemplo disto foi a Cia Antarctica Paulista como também a Cia Melhoramentos de São Paulo. E com isto, surgiram as Bolsas de Valores, que nas décadas seguintes organizaram o mercado brasileiro evitando aventuras semelhantes ao passado.
E assim , o “Encilhamento” de Rui Barbosa, fez com que surgisse o controvertido e enigmático personagem, o Floriano Peixoto, que ficou conhecido como o nosso ” Marechal de Ferro “.