• Conselho de Ética será responsável por julgar afastamento de deputados amotinados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/ago 09:03
    Por Levy Teles / Estadão

    O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados será o colegiado responsável por avaliar a punição aos deputados envolvidos no motim promovido pela oposição de modo a impedir o trabalho do plenário da Casa.

    Somados, os principais partidos do Centrão (MDB, União, PP, PSD, Republicanos, Podemos) têm maioria no colegiado – das 21 cadeiras (veja quem são os deputados mais abaixo), essas siglas têm 11 representantes na comissão, presidida por Fábio Schiochet (União-SC).

    O Estadão mostrou que, após reunião da Mesa Diretora, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu que poderia indicar a suspensão do mandato de até seis meses para cinco parlamentares: Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS), Júlia Zanatta (PL-SC), Zé Trovão (PL-SC) e Camila Jara. Esta última terá seu caso analisado em uma outra representação, já que se trata de um desdobramento do motim e não da obstrução da Mesa em si. Ela é acusada de agressão pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) no meio da confusão e nega. Outros parlamentares deverão apenas ser advertidos.

    Nesta sexta-feira, 6, a Secretaria-Geral da Mesa decidiu enviar todas as representações feitas contra deputados envolvidos no motim desta semana para a Corregedoria da Câmara. O corregedor, deputado Diego Coronel (PSD-BA), recebe os documentos e dá o encaminhamento ao Conselho de Ética. Coronel deverá se reunir com Motta nesta segunda-feira, 11.

    Após a denúncia chegar ao Conselho de Ética, será feito um sorteio para decidir o relator. Segundo as regras, é feito um sorteio de lista tríplice. Podem fazer parte dessa lista integrantes do Conselho de Ética, mas há impedimentos. O potencial relator não pode ser do mesmo Estado e nem ser do mesmo partido ou federação do representado.

    Individualmente, o PL é o partido com mais deputados no Conselho de Ética, com quatro. Ele é seguido da federação PT-PCdoB-PV, com três parlamentares. MDB, União, PP, PSD e Republicanos tem direito a quatro cadeiras, enquanto Podemos, PSOL, PSDB, Cidadania e PDT têm direito a um assento cada.

    Veja quem são os membros do Conselho de Ética:

    PL

    Titulares:

    – Cabo Gilberto Silva (PB)

    – Domingos Sávio (MG)

    – Gustavo Gayer (GO)

    – Marcos Pollon (MS)

    Suplentes:

    – Delegado Paulo Bilynskyj (SP)

    – Fernando Rodolfo (PE)

    – Rodrigo da Zaeli (MT)

    – Sargento Gonçalves (RN)

    Federação PT-PCdoB-PV

    Titulares

    – Dimas Gadelha (PT-RJ)

    – João Daniel (PT-SE)

    – Maria do Rosário (PT-RS)

    Suplentes:

    – Vaga aberta

    – Vaga aberta

    – Vaga aberta

    União Brasil

    – Delegado Marcelo Freitas (MG), primeiro-vice-presidente da comissão

    – Fabio Schiochet (SC), presidente da comissão

    Suplentes

    – Fausto Santos Jr (AM)

    – Vaga aberta

    PP

    Titulares:

    – João Leão (BA)

    – Júlio Arcoverde (PI)

    Suplentes:

    – AJ Albuquerque (CE)

    – Delegado Fabio Costa (AL)

    MDB

    Titulares:

    – Acácio Favacho (AP)

    – Ricardo Maia (BA)

    – Suplentes:

    – Vaga aberta

    – Vaga aberta

    PSD

    Titulares

    – Castro Neto (PI)

    – Zé Haroldo Cathedral (RR)

    Suplentes:

    – Vaga aberta

    – Vaga aberta

    Republicanos

    Titulares:

    – Albuquerque (RR), segundo-vice-presidente da comissão

    – Gustinho Ribeiro (SE)

    Suplentes:

    – Ricardo Ayres (TO)

    – Vaga aberta

    Podemos

    Titular:

    – Nely Aquino (MG)

    Suplente:

    – Dr. Victor Linhalis (ES)

    Federação PSDB-Cidadania

    Titular:

    – Vaga aberta

    Suplente:

    – Vaga aberta

    PDT

    Titular:

    – Josenildo (AP)

    Suplente:

    – Duda Salabert (MG)

    – Federação PSOL-Rede

    Titular:

    – Chico Alencar (RJ)

    Suplente:

    – Vaga aberta

    Últimas