
Corpo de Bombeiros realiza ação preventiva no Morro do Elefante e reforça estratégias contra incêndios florestais
O 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (1º GSFMA), por meio do 17º Turno do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF/2025), em parceria com brigadistas do Parque Nacional da Tijuca (PNT), promoveu esta semana uma ação de prevenção no Morro do Elefante, uma das áreas mais críticas para incêndios florestais na cidade do Rio de Janeiro.
A ação teve como finalidade a construção de um aceiro preventivo para proteger uma área em processo de reflorestamento conduzido pelo parque. Situado na zona de amortecimento, o local abriga densa vegetação de Mata Atlântica em contato direto com capinzais altamente combustíveis, o que aumenta a vulnerabilidade a incêndios provenientes da zona urbana próxima à Estrada Grajaú-Jacarepaguá.

Foto: Divulgação/CBMERJ

Foto: Divulgação/CBMERJ
O relevo da região, aliado à presença de capim, favorece a propagação rápida das chamas, tornando essencial a adoção de medidas preventivas para proteger a vegetação nativa.
“Em um cenário de mudanças climáticas e crescente pressão urbana sobre áreas de conservação, ações integradas com os demais órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) são fundamentais para reduzir o risco de incêndios florestais de grandes proporções, protegendo tanto o ecossistema quanto as comunidades do entorno”, afimou o comandante do 1º GSFMA, Ten Cel BM Luiz Diogo,
Leia também sobre Petrópolis e região: