Bancos sem elevador terão que oferecer atendimento no térreo para idosos
As agências bancárias que tiverem mais de um pavimento que não possuírem em sua estrutura física elevadores funcionando serão obrigados a atender no andar térreo idosos, gestantes e pessoas que apresentem alguma deficiência. É o que estabelece a Lei Municipal Nº 7.924 de 13 de janeiro de 2020, publicada na edição de terça-feira, dia 14, no Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com Sindicato dos Bancários de Petrópolis, no município, sete das 36 agências bancárias não possuem elevadores para atendimento às pessoas que precisam de acessibilidade.
Leia também: Procon autua quatro agências bancárias por atraso no atendimento
“Nós temos esse problema em três agências do Bradesco, três do Itaú e uma da Caixa. Mas as pessoas não ficam sem atendimento, o gerente, no caso, precisa descer e atendê-lo no térreo, em outra parte do banco”, informou Iomar Torres, diretor do Sindicato dos Bancários de Petrópolis.
De acordo com o sindicato, as sete agências que não possuem o elevador para o segundo piso são as duas agências do Bradesco de Itaipava – uma inclusive tem os caixas no segundo andar – e a gerência no primeiro, e a da Rua do Imperador. O Itaú das ruas do Imperador, Paulo Barbosa e Nelson Sá Earp também não possuem elevadores. Neste último, os caixas também são localizados no segundo piso. A agência da Caixa também está localizada em Itaipava.
De acordo com a publicação do Diário Oficial, as agências bancárias têm o prazo de 90 dias para realizar as adaptações. As instituições bancárias, localizadas no âmbito do Município de Petrópolis, que não cumprirem com a lei, estarão sujeitas a penalidades.