• Técnicos da Prefeitura participam de capacitação para projeto de instalação das barreiras Sabo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/ago 08:52
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/PMP

    Técnicos da Prefeitura estão fazendo uma capacitação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) que compõe a etapa para instalação da barreira Sabo – projeto piloto no Brasil de contenção de movimento de massa. O curso é online e começou nesta semana envolvendo profissionais das secretarias de Proteção e Defesa Civil, Obras, Planejamento e Meio Ambiente, além da Comdep.

    O projeto Sabo começou a ser implantado nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, que receberão, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, as obras estruturais. Petrópolis vai receber o projeto executivo para área suscetível a movimentos de massa do tipo “fluxo de detritos”.

    “É muito importante a gente ter ferramentas para saber trabalhar em casos de desastres e planejar preventivamente”, comentou a arquiteta da Secretaria de Planejamento, Cecília Rodrigues.

    “Está sendo uma oportunidade muito boa para o nosso município receber este projeto e poder aplicar em uma comunidade que tem histórico de ocorrências e poder proteger a população”, ressaltou o geólogo da Defesa Civil, Yuri Garin.

    Em maio deste ano, integrantes da comitiva do Japão, técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Governo do Estado vistoriaram duas áreas – Morin e Vale dos Esquilos – que podem receber o projeto das barreiras Sabo. As tratativas vêm evoluindo e a capacitação marca uma das fases de avanço do projeto.

    Confira outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas