Procon autua quatro agências bancárias por atraso no atendimento
Quatro agências bancárias foram autuadas nesta quinta-feira (17) por deixarem os clientes esperando por mais de 15 minutos para atendimento. Na fiscalização, a equipe do órgão de defesa do consumidor demorou 54 minutos para ser atendida em uma das unidades. O Procon retomou o serviço nos bancos após receber várias denúncias através de seus canais sobre irregularidade no atendimento. As ações acontecem desde 2017 e já apresentam um número bem menor de irregularidades, o que comprova a eficácia das operações que acontecem periodicamente.
Em Petrópolis, a lei que embasa as ações do Procon é 5.763/2001. Segundo ela, cabe às agências disponibilizar pessoal suficiente para atender em até 15 minutos seus clientes em dias normais e em até 30 minutos em dias anteriores e posteriores a feriados.
“Fizemos a primeira fiscalização em bancos do ano e será uma ação continuada para combater as irregularidades encontradas pela equipe. Atendemos às denúncias dos petropolitanos e vamos a campo verificar e defender o direito dos consumidores”, destacou o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá.
O tempo de espera das agências variou – uma agência atendeu em 3 minutos e outra em 54. O Procon já realizou mais de 248 fiscalizações em agências bancárias desde o início da gestão em 2017. Quando a fiscalização flagra a irregularidade por mais de cinco vezes, a agência pode ter seu alvará de funcionamento suspenso até que comprove ter capacidade de atender o que preconiza a legislação.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.
Leia também: Prefeitura pagou por concerto de Natal o equivalente ao valor anual do Fundo de Cultura para projetos