• Procon fiscaliza se mercados cumprem proibição da venda de lotes da cerveja Backer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/01/2020 11:52

    O Procon Petrópolis realizou nessa segunda-feira (13) a fiscalização em 27 lojas de 8 redes de supermercados da cidade para verificar se estão cumprindo a determinação do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento sobre a suspensão da venda dos lotes L1 1348 e L2 1348 da cerveja pilsen (Backer) da marca “Belorizontina”. De acordo com a perícia criminal da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, a bebida contém a presença da substância dietilenoglicol, que ingerida teria causado insuficiência renal e alterações neurológicas em oito pessoas. Durante a fiscalização, a equipe encontrou a cerveja para venda, porém não referente aos lotes proibidos.

    Leia também: Prefeitura de Pompéu, em Minas, investiga suspeita de 2ª morte por contaminação de cerveja

    Em Petrópolis, a equipe de fiscalização encontrou o produto em uma loja do mercado Multimix, mas de lotes que não estão proibidos pelos órgãos responsáveis. Foram fiscalizadas: três lojas da Bordeaux; duas do MultiMix; sete do Terê Frutas; seis do Armazém do Grão; quatro do Tá no Gosto; quatro do Extra; uma do Supermarket e uma da MelClem.

    “Encontramos o produto, porém não referentes aos lotes suspensos. Nossa ação imediata mostra que o Procon atua também nas demandas do Governo Federal. A fiscalização coíbe as irregularidades que prejudicam de alguma maneira a saúde do consumidor. Quem encontrar o produto dos lotes suspensos pode denunciar no Procon para ajudar na fiscalização, e estaremos prontos para agir’, frisou o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá.

    A comercialização dos lotes do produto também foram suspensos preventivamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que publicou no Diário Oficial da União, que a empresa “infringiu os seguintes dispositivos legais: art. 10 da Lei 6437, de 20 de agosto de 1977”. A lei trata de infrações à legislação sanitária federal.

    Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

    Últimas