• Operação Detran Seguro em Petrópolis autuou 123 motoristas em 2019

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/01/2020 08:33

    Lançada depois que a vistoria deixou de ser obrigatória, a Operação Detran Seguro autuou 123 motoristas no ano passado. De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), foram três edições realizadas em Petrópolis em 2019 e, para este ano, novas operações estão previstas.

    A infração mais cometida na cidade, segundo o Detran, e que rendeu mais autuações, foi a má conservação do veículo. Em todo o Rio, foram 17.032 autos de infração em 611 operações desde o início do programa, em abril. Em nove meses do Detran Seguro, foram mais de 29 mil veículos abordados em todo o Estado.

    Leia também: Acidentes com moto em 2019: 29% dos condutores não tinham habilitação

    Assim como em Petrópolis, em todo o Rio de Janeiro o mau estado de conservação do veículo vem em primeiro lugar como a infração mais comum, em seguida vem o atraso no licenciamento anual e dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não portar os documentos obrigatórios e conduzir o veículo com o lacre de identificação violado/falsificado fecham a lista.

    Durante a operação Detran Seguro são verificados a documentação do veículo e do motorista e os itens de segurança, como pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comando de seta e aferição de gases poluentes. Caso haja alguma irregularidade, os proprietários recebem uma notificação e têm sete dias para apresentar ao Departamento de Trânsito a regularização. 

    Caso o motorista não regularize a situação do prazo estabelecido, as notificações são transformadas em multa e o veículo recebe uma restrição administrativa. A partir daí, se for flagrado em circulação, poderá ser removido.

    Leia também: Dados do HST mostram que número de vítimas de acidentes aumentou: maioria ficou ferida em ocorrências com motocicletas

    Últimas