Carnaval em Petrópolis: 12 blocos já têm nada a opor da Prefeitura para sair às ruas
Para evitar a confusão do ano passado, os presidentes dos blocos de rua já estão se preparando para os desfiles do Carnaval deste ano. Segundo a Prefeitura, 12 entidades já receberam o nada opor do município para as apresentações nos dias de folia. Em 2019, apenas o tradicional Vai Quem Quer pode desfilar na Rua do Imperador. Todos os outros blocos não conseguiram os alvarás necessários a tempo dos desfiles.
De acordo com a legislação, para desfilar, as entidades precisam contar com o nada opor da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e das policias Civil e Militar. A emissão dos documentos seguiu um cronograma estabelecido pela Prefeitura e divulgado em outubro do não passado. A última etapa do processo será a solicitação do alvará junto à Secretaria de Fazenda, que terá o prazo até seis de fevereiro. Depois desse período, a Prefeitura deverá divulgar quais blocos estão autorizados a desfilar no Carnaval 2020.
O Bloco Vai dar Merda é um dos que estão solicitando a documentação para participar do Carnaval. Segundo o presidente Eduardo Moreira, o nada opor da Prefeitura já foi concedido. “Vamos nos apresentar no sábado de Carnaval na Praça Paulo Carneiro, no Centro. Este ano completamos 10 anos e esperamos fazer uma grande festa”, comentou. Apesar da autorização, o bloco não poderá desfilar pela Rua do Imperador e a apresentação ficará restrita à concentração na praça.
No ano passado, nenhum bloco conseguiu a documentação necessária e a cidade não teve carnaval de rua. A exceção foi o tradicional Vai Quem Quer que teve autorização para se concentrar na Praça Clementina de Jesus e desfilar por um pequeno trecho da Rua do Imperador, próximo ao Terminal do Centro.
A Prefeitura ainda não divulgou o cronograma do Carnaval, mas a previsão para este ano é que boa parte dos blocos desfilem nos bairros e distritos, fora do Centro Histórico. Os dias de folia 2020 começam na sexta-feira, dia 21 e segue até terça-feira, dia 25 de fevereiro.
Segundo a delegada titular da 106ª Delegacia de Polícia (DP), Juliana Ziehe, até ontem apenas a Prefeitura tinha entrado com pedidos de nada opor para o Carnaval de rua em Nogueira, Posse e Pedro do Rio. De acordo com ela, até o momento nenhum bloco protocolou pedidos de alvarás. Corpo de Bombeiros e Polícia Militar não informaram quais blocos entraram com pedidos para os desfiles dos dias de folia.