Três anos depois de condenar árvore na 13 de Maio, Prefeitura promete, mas não faz corte
Rescaldo 1
A presidente da Comissão de Defesa dos Servidores Públicos da Câmara, vereadora Gilda Beatriz, e o vice-presidente da Comissão, vereador Leandro Azevedo (PSD), visitaram na sexta-feira o Centro Administrativo da Prefeitura, atingido por um incêndio. Encontraram funcionários fazendo a limpeza do prédio sem o uso de equipamentos de proteção individual adequados. A vereadora Gilda Beatriz disse ter ficado perplexa com a falta de estrutura básica para a limpeza do local. A parlamentar destacou que em algumas áreas não havia a possibilidade de transitar por conta do forte cheiro de queimado.
Rescaldo 2
Já o vereador Leandro Azevedo diz que, além do forte cheiro de queimado, ainda existe muita fuligem nos espaços do Centro Administrativo. Ele sugere que Secretaria de Saúde contrate contratar pessoal especializado para de forma adequada e segura, realizar a limpeza.
Não funciona
Partisans dos mais antigos há décadas veem governos usando dragas para desassorear rios de Petrópolis e sabem que esse serviço, muito caro, não resolve o problema das inundações. O Inea, que trouxe máquinas e as instalou no Duarte da Silveira, bem que poderia pesquisar estudos e projetos sobre o problema das enchentes em Petrópolis e as propostas de soluções eficientes existentes em seus arquivos.
Aniversário
Anjo da guarda de pacientes do setor de quimioterapia do Centro de Tratamento Oncológico (CTO), a enfermeira Diulian Soares, que está aniversariando hoje, foi alvo de muitas homenagens ao longo da semana. Os pacientes pediram o registro.
Homenagens
O deputado federal Hugo Leal tem recebido grande destaque, nos últimos dias, pela passagem do 12º aniversário da aprovação da Lei Seca, que estabelece punições para quem dirige sob efeito de bebidas alcoólicas, ainda mais severas quando isso provoca acidentes. O projeto vitorioso evitou a perda de muitas vidas.
Carros incrementados
O comerciante Álvaro Márcio Azara Rodrigues, que morreu em Petrópolis e foi sepultado quinta-feira, fez nome, em especial entre os jovens, com a sua loja TornoSom, que funcionava na Avenida Barão do Rio Branco, quase em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura. Era lá que se fazia, antigamente, a transformação de fuscas, variants e brasílias, em carros enfeitados. Ele vendia rodas especiais, volantes pequenos, os famosos bancos Recaro e sistemas de escapamento especialmente barulhentos.
Perigo
Mais de 100 horas depois de uma árvore cair e fechar a Rua 13 de Maio, a paineira que ficava ao lado e também está condenada segue de pé. O serviço foi prometido pela Prefeitura, mas até agora nada foi feito. Será que vão esperar cair também? Segundo a própria assessoria de imprensa do Município, o laudo que indica o mau estado da árvore é de 2017.
Doação e elogios
A subsecretária estadual de Assistência Social, Cristiane Lamarão, visitou a secretária municipal Denise Quintela. Conheceu e elogiou o trabalho realizado por Petrópolis, no atendimento a vítimas dos temporais da semana e, de quebra, entregou 60 colchões doados pelo governo do estado. A doação foi útil para parte das 60 famílias que ficaram desabrigadas.
Colônia de férias
A tradicional colônia de férias do Sesi Petrópolis, que começa amanhã, nas instalações da Barão do Rio Branco, criou uma programação especial, abordando temas como educação, saúde, alimentação, tecnologia e responsabilidade socioambiental. O evento que vai reunir crianças e adolescentes de 3 a 14 anos, seguirá até o dia 31.
Incêndio
Gilda Beatriz e Leandro Azevedo foram conferir o trabalho de limpeza do prédio do Centro Administrativo da Barão do Rio Branco.
Garibu
Como muitas pessoas – mesmo petropolitanos – mostraram desconhecer a existência do Cemitério Municipal do Garibu, partisans publicam foto de Bruno Avellar, que mostra um pouco do local para onde estão sendo deslocados sepultamentos nos distritos, por causa da falta de vagas no Cemitério de Itaipava. O Garibu, também conhecido como Cemitério Santo Antonio, fica na Estrada Silveira da Motta, que liga a Posse a São José do Vale do Rio Preto. Há algumas semanas, com reportagem de Janaína Carmo a Tribuna mostrou outro cemitério pouco conhecido, na descida da serra, depois do Belvedere.