
Os lagos de Nogueira e do Vale do Sossego ganharão espaços de convivência, educação ambiental e lazer com a instalação de equipamentos do programa Limpa Rio Margens, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O serviço faz parte das ações de prevenção para reduzir impactos de eventos severos. A notícia foi dada pelo secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, em conversa com representantes de associações de moradores durante vistorias técnicas, na quarta-feira (23). Os cursos d’água já passaram por desassoreamento e foram revitalizados pelo programa Limpa Rio.
“O Limpa Rio Margens é um projeto que cuida do meio ambiente e também das pessoas. Ele protege áreas próximas a rios e lagos, promove a educação ambiental e recupera espaços abandonados que muitas vezes recebiam descarte irregular de materiais, por exemplo. As áreas são transformadas em espaços de convivência e lazer com a instalação de parquinho infantil, academia da terceira idade, entre outros equipamentos”, explica o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
A previsão é de que as intervenções no entorno do lago do Vale do Sossego comecem no fim de setembro. A recuperação do lago começou com o programa Limpa Rio, que durante seis meses operou com máquinas e equipamentos e retirou 1.686 metros cúbicos de detritos, revitalizando o lago.
Já no lago de Nogueira, o Programa Limpa Rio retirou cerca de 10 mil metros cúbicos de detritos acumulados no espelho d’água, o que corresponde a aproximadamente 700 caminhões.
O programa Limpa Rio Margens será levado a outras localidades de Petrópolis. As obras já começaram em uma área na Rua Conde D”Eu (Castelânea) e na Praça de Cascatinha, com a revitalização da quadra esportiva. No fim deste mês, os trabalhos começam na Mosela. O projeto também irá chegar a Corrêas e ao Meio da Serra, entre outras localidades que estão passando por avaliação técnica do Inea.
Leia também sobre Petrópolis e região: