• Em meio a ataques de Trump ao Pix, gigante de pagamentos lança serviço nos EUA

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  • 23/jul 18:22
    Por Cristiane Barbieri / Estadão

    Apesar dos ataques do presidente Donald Trump ao Pix, o sistema de pagamentos continua avançando pelo mundo. Oferecido a turistas brasileiros em diversos países, agora ele chega em larga escala aos EUA, por meio de uma parceria entre as empresas de pagamentos norte-americana Verifone e a brasileira PagBrasil.

    Até então, o Pix podia ser feito nos EUA por meio de chaves-pix já existentes de lojistas brasileiros naquele país. Agora, os varejistas norte-americanos poderão ativar o Pix em suas maquininhas e oferecê-lo como forma de pagamento.

    O funcionamento é semelhante ao que o brasileiro já está habituado. O lojista norte-americano digita o valor da compra em dólares e a maquininha gera um QR Code de Pix para pagamento.

    O valor a ser pago aparece para o consumidor brasileiro convertido em reais. Nele, já está embutido o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 3,5% cobrado sobre todas as transações com moedas internacionais.

    O comprador escaneia então o QR Code pelo aplicativo do banco e confirma o valor convertido para reais, com câmbio daquele momento. Após a confirmação, o pagamento é aprovado instantaneamente e o dinheiro entra na conta do vendedor. Toda a operação ocorre em tempo real.

    Gigante de pagamentos

    A Verifone é a maior adquirente (intermediadora de transações financeiras entre estabelecimentos comerciais, bandeiras de cartão e bancos emissores) dos EUA. Transaciona mais de US$ 8 trilhões por ano, está presente em 75% dos maiores varejistas e em 165 países.

    A empresa disse esperar a adesão dos lojistas norte-americanos, uma vez que o custo para eles é menor. Enquanto o Pix internacional custa 2%, as transações via cartão de crédito saem de 2% a 3%, mais taxas fixas.

    “(O lançamento do Pix nos EUA) representa um divisor de águas para os varejistas norte-americanos em destinos turísticos importantes como a Flórida e Nova York”, afirmou Madhu Vasu, vice-presidente sênior de gestão global de produtos da Verifone.

    O Pix foi lançado nos EUA de olho no crescimento do turismo brasileiro previsto no país no próximo ano. Com a Copa do Mundo, a expectativa é de que o número de 1,9 milhão de brasileiros que chegam anualmente aos EUA aumente.

    O sistema de pagamentos instantâneo brasileiro tem se espalhado ao redor do mundo. No ano passado, o brasileiro Braza Bank lançou, com a adquirente portuguesa Unicre, o Pix para ser oferecido ao 1,1 milhão de brasileiros que visitam Portugal anualmente. Na Argentina, o Pix é oferecido em maquininhas do Mercado Pago, que pertence ao Mercado Livre, desde o início do ano.

    Já a fintech brasileira Dock fornecerá infraestrutura para o Bre-B, o sistema de pagamentos instantâneos da Colômbia que estreia no segundo semestre deste ano e que tem o Pix entre as inspirações.

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