
Com o objetivo de levar informações sobre prevenção, sintomas iniciais e possíveis tratamentos oncológicos às mulheres, o cirurgião oncológico e coordenador do programa de residência médica em cirurgia oncológica do Hospital Alcides Carneiro, Antônio Eckhardt, está desenvolvendo o projeto “Setembro em Flor”, uma campanha nacional idealizada pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (Grupo EVA), que aborda diferentes tipos de tumores ginecológicos.
O médico explica que o projeto, que deverá ser realizado no Hospital Alcides Carneiro, foi apresentado à direção da unidade e a possíveis parceiros, para o início do planejamento e para estruturar a comissão organizadora. “A ideia é iniciarmos a campanha na primeira semana de setembro, com atividades até o fim do mês”, explica Antônio.
A campanha tem como objetivo transmitir informações sobre a prevenção, sintomas iniciais e possíveis tratamentos oncológicos para todas as mulheres, sejam elas pacientes oncológicas ou não. Um dos pontos principais da campanha é educar a população sobre os tipos de tumores ginecológicos, para que seja possível reduzir o número de casos avançados das doenças e realizar tratamentos mais precoces, que possuem maior chance de cura.
“O objetivo a longo prazo é reduzir ao máximo o número de casos de câncer relacionados ao HPV”, reforça o médico.
Para isso, são realizadas palestras multidisciplinares sobre os principais temas dos tumores ginecológicos, rodas de conversa com pacientes oncológicos, distribuição de materiais informativos, capacitação de profissionais, além de outras atividades.
Público-alvo
O médico explica que o público-alvo da campanha são as mulheres de diferentes faixas etárias da cidade, acompanhantes das pacientes internadas no Hospital Alcides Carneiro, além de pacientes oncológicas em tratamento ou acompanhamento na unidade.
“O grupo EVA lança a campanha e convida seus membros a participarem em suas cidades e hospitais por todo o Brasil. Há a produção de diversos materiais informativos e didáticos, além de divulgações em mídias sociais, para que todas as mulheres se conscientizem sobre os tumores ginecológicos, suas causas, principais estratégias de prevenção, além de sinais e sintomas de alerta”, finaliza o médico.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: