• Hipertensos podem correr e fazer musculação mais pesada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/jul 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Qual o melhor exercício físico para o hipertenso? Nas redes sociais o que não falta são “supostos” entendidos, uns condenando essa ou aquela atividade, e outros defendendo com “unhas e dentes” a atividade que ele mais gosta. Em primeiro lugar é preciso dizer que as diretrizes mudam e se atualizam constantemente como é o caso da prescrição de exercício resistido para hipertensos. Estudos atuais mostram os efeitos hipotensores pós exercício das atividades mais conhecidas. Ou seja, o que acontece com a pressão arterial sistólica (número maior da leitura) depois do exercício? Exercício aeróbio moderado – 8,9 mmHg. Resistido dinâmico – 7,2 mmHg. Isométrico – 4,9 mmHg. Combinado – 13,5 mmHg.

    Vejam só! Até o exercício isométrico reduz a pressão arterial sistólica. Loaiza-Betancur, Af et al. (2020). O combinado, leia-se musculação + aeróbio, é o que melhores efeitos hipotensores provocam. Vale lembrar que antes de 1990 a musculação não fazia parte das diretrizes recomendadas para treino físico e reabilitação, da American Heart Association, nem do American College of Sports Medicine (ACSM).

    Felizmente já existe consenso na literatura que só o aumento da força muscular já é capaz de diminuir a pressão arterial, melhorar a densidade mineral óssea, a tolerância à glicose e sensibilidade à insulina em médio e longo prazo em pessoas que praticam musculação três a quatro vezes por semana. Ou seja, mais massa muscular, pressão arterial, glicemia e densidade mineral óssea melhor controlada. Infelizmente não são poucos hipertensos que são mal orientados com programas aquém ou além de suas condições patológicas. Quase sempre aquém.

    O próprio Colégio Americano de Medicina Esportiva, antes de 2004, recomendava nos programas de musculação cargas de 40 a 60% de 1 RM para hipertensos. Em 2024 atualizou para 70 a 85% de 1 RM. Portanto, é preciso prestar muita atenção nas atualizações das recomendações de exercícios, principalmente para grupos especiais. Agora diz aí: alguma vez onde você “malha” alguém já perguntou se você é ou não hipertenso? Se faz uso de medicação de uso contínuo? Qual? Alguém já mediu a sua pressão arterial antes e depois do exercício? Alguém já explicou para você as respostas pressóricas pós qualquer atividade física? Fico por aqui.

    Literatura Sugerida: PALUCH, Amanda E. et al. Treinamento de Exercícios Resistidos em Indivíduos com e sem Doença Cardiovascular. Atualização de 2023: Uma declaração Científica da American Heart Association. (2024).

    Últimas