• Casa Brasileira de Palhaços celebra cinco anos com oficinas gratuitas em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/jul 09:30
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Marcus Gullo

    A Casa Brasileira de Palhaços, que em 2025 celebra cinco anos de atuação como referência na palhaçaria excêntrica musical, chega a Petrópolis com uma série de oficinas gratuitas entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, no Instituto Caminho da Roça, localizado na Praça da Feira, nº 11, no Centro de Secretário. A programação faz parte do projeto Casa Brasileira de Palhaços – Edição Palhaço Excêntrico Musical, que circulará também por Macaé e Vassouras ao longo do mês de agosto.

    Voltadas para pessoas a partir de 12 anos, as oficinas acontecem das 9h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail casabrasileiradepalhacos@gmail.com ou pelo telefone (21) 99766-4206.

    A programação do projeto também prevê a realização de atividades online, com aulas ao vivo, via Zoom. Nos dias 27, 28 e 29 de agosto acontecerá a Oficina Teatralidade Circense para Todos, com Analu Farias, voltada especialmente para pessoas cegas ou com baixa visão.

    A programação completa reúne três oficinas:

    • Atividade presencial: Oficina de Palhaço Excêntrico Musical, com Lilian Moraes

    Explora a comicidade musical por meio da construção de cenas cômicas, dramaturgia, improviso e jogo com objetos. Trabalha também o estado de espírito do palhaço e suas relações com o público e com o próprio corpo.

    • Atividade presencial: Oficina de Construção de Instrumentos Musicais Excêntricos, com Anthony Brito

    Capacita os participantes na criação e experimentação de instrumentos inusitados, como piano de garrafas, trombone de funil, sax de cano PVC e outros feitos com materiais reaproveitados. Ao final, os alunos criam uma performance sonora coletiva.

    • Atividade online: Oficina Teatralidade Circense para Todos, com Analu Farias

    Pensada como ação de acessibilidade, é voltada especialmente para pessoas cegas ou com baixa visão. Compartilha técnicas cênicas desenvolvidas por Analu, artista circense e paratleta, com foco em percepção corporal, espaço e expressão criativa.

    As oficinas presenciais oferecem 30 vagas, já a oficina online não terá limite de participantes. O projeto é realizado com recursos do Edital de Chamada Pública Fluxos Fluminenses nº 06/2024 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC RJ) e também será realizado nas cidades de Macaé e Vassouras durante o mês de agosto.

    Sobre a Casa Brasileira de Palhaços

    Criada em 2020 e liderada por uma mulher-palhaça, a Casa Brasileira de Palhaços é um espaço que se destaca pelo compromisso com a escuta, o riso como ferramenta de resistência e a valorização da comicidade feminina. Nestes cinco anos de atuação, a Casa já circulou por diversas cidades e estados do Brasil, oferecendo formações, espetáculos e vivências que misturam arte, humor e crítica social.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas