Acidentes com moto em 2019: 29% dos condutores não tinham habilitação
Em 29% dos acidentes envolvendo motocicletas em 2019, os condutores não apresentaram Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (8) pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o levantamento, das 333 ocorrências registradas no ano passado, em 97 casos os motociclistas não tinham habilitação.
Os bombeiros também fizeram o levantamento em relação ao ano de 2018. Foram registrados no total 318 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Dessas, em 96 casos os condutores não apresentaram o documento, o que representa 30% dos registros. O balanço do Corpo de Bombeiros contabilizou atropelamentos, quedas de moto e colisões.
Leia também: Detrans terão prazo até junho para adequação à CRLV digital
No fim do ano passado, o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran) divulgou um anuário com as estatísticas de acidentes, infrações e o total da frota dos 92 municípios do estado. De acordo com o documento, dirigir com a carteira de habilitação cassada e sob o efeito de álcool são as infrações mais cometidas por 60% dos motoristas flagrados em alguma infração de trânsito.
O levantamento do Corpo de Bombeiros revelou que as colisões envolvendo motos e carros foram as que tiveram maior número de registros em 2019. Já as quedas de motocicletas representaram no ano passado, 89% das ocorrências deste tipo.