• Secretário justifica tarifas dos EUA ao aço: ‘precisamos que seja produzido domesticamente’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/jul 13:46
    Por André Marinho / Estadão

    O secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, afirmou nesta terça-feira, 15, que China, Japão e Coreia do Sul “despejam” aço nos Estados Unidos e, dessa forma, prejudicam as empresas domésticas. Por isso, Washington anunciou tarifas sobre o produto, uma vez que subsídios do governo “estão fora da mesa”, de acordo com ele.

    “Se tudo o que fazemos é importar aço, alumínio e cobre, como vamos lutar uma guerra? Precisamos que aço seja produzido domesticamente, afirmou, em entrevista à CNBC.

    Lutnick disse ainda que já negociou uma série de acordos comerciais com outros países, mas que a decisão final sobre quais serão fechados cabe ao presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo o secretário, o objetivo de Trump é “esmagar” as barreiras comerciais que vigoraram por muitas décadas.

    Lutnick também comentou o acordo que Trump anunciou nesta terça com a Indonésia. Conforme o secretário, o pacto zera as tarifas impostos aos americanos, enquanto os indonésios pagarão sobretaxa. Ele disse ainda que os EUA querem seguir “um passo à frente” da China para que os chineses comprem os chips americanos.

    Últimas